Doe Sangue

Coletas externas vão auxiliar Hemocentro na meta de mais 30% de sangue durante a Copa

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Integrando a estratégia de elevar em 30% os estoques de sangue durante a realização da Copa do Mundo de Futebol, o Hemocentro do Estado divulga sua agenda de coletas com a unidade móvel para junho e julho. O ônibus adaptado que reproduz um banco de sangue estará em 14 locais. Trata-se de um incremento nas ações de coleta, pois normalmente são quatro ou cinco deslocamentos mensais.

O objetivo é cumprir o Plano Nacional de Contingência de Sangue do Ministério da Saúde, garantindo o fornecimento para a população em geral e visitantes que estiverem em Porto Alegre no período de jogos. Além do uso da unidade móvel, outras providências foram tomadas, tais como abertura do Hemocentro em alguns sábados pela manhã, agendamentos com ONGs, igrejas e empresas parceiras e contatos com doadores fidelizados.

A primeira campanha de junho ocorre já nesta terça-feira (3) na cidade de Tabaí. Ao longo do mês, a equipe do Hemocentro estará em Capão da Canoa, Parobé, Porto Alegre, Torres, Gravataí e Tapes.

Em julho, o ônibus "Doe sangue, doe vida" vai a Osório, Porto Alegre, Gravataí, São Francisco de Paula, Esteio, General Câmara e Santo Antônio da Patrulha. Nessas oportunidades, sempre das 9h às 12h e das 13h30 às 16h, as comunidades são convidadas para o ato solidário da doação.

As condições básicas para doar sangue incluem boa saúde, portar documento oficial de identidade com foto e idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem apresentar autorização de pais ou responsáveis legais. Mais detalhes sobre como e onde doar estão disponíveis em www.hemocentro.rs.gov.br. Informações pelo telefone (51) 3336.6755.

O Hemocentro do Estado, que fica na Av. Bento Gonçalves, 3722, Bairro Partenon, em Porto Alegre, é um departamento técnico da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps), instituição vinculada à Secretaria Estadual da Saúde.

Gostou? Compartilhe