Setor cerâmico e oleiro do RS com diretrizes definidas

Por
· 2 min de leitura
Pautas apresentadas pela cadeia produtiva foram encaminhadas junto às secretarias envolvidas e seguirão sendo acompanhadas através de Grupo de TrabalhoPautas apresentadas pela cadeia produtiva foram encaminhadas junto às secretarias envolvidas e seguirão sendo acompanhadas através de Grupo de Trabalho
Pautas apresentadas pela cadeia produtiva foram encaminhadas junto às secretarias envolvidas e seguirão sendo acompanhadas através de Grupo de Trabalho
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O governador Tarso Genro almoçou, nesta terça-feira (3), no Galpão Crioulo do Palácio Piratini, com representantes do Sindicato das Indústrias de Olaria e de Cerâmica para Construção do Estado do Rio Grande do Sul (Sindicer/RS). A entidade é representante do setor cerâmico gaúcho e atualmente congrega em torno de 650 indústrias no Estado, contando com mais de 140 empresas associadas. O objetivo do encontro foi apresentar as propostas e diretrizes do governo, assim como a formação de um Grupo de Trabalho (GT) voltado ao desenvolvimento do setor.

"Esta é uma reunião de trabalho e também um acolhimento da indústria oleira e cerâmica. Vocês estão inaugurando uma relação nova com o poder público, e esta aproximação com a cadeia será a partir de políticas públicas", disse Tarso.

Durante o almoço, Tarso apresentou os encaminhamentos feitos pelo governo após a reunião realizada com o sindicato no dia 15 de abril deste ano, quando foram colocadas as seguintes demandas: isenção de ICMS, agilidade nas licenças ambientais, aumento na fiscalização na fronteira com Santa Catarina, fiscalização do Inmetro, linhas de crédito e reserva no mercado local, formação de Arranjo Produtivo Local (APL) do setor cerâmico e oleiro, e a implementação de uma câmara temática da indústria cerâmica. 

Conforme o presidente do Sindicer, Jorge Romeu Ritter, a relação com o governo é fundamental, já que o segmento é a principal fonte de emprego para muitas cidades do interior. "Só podemos agradecer as portas abertas que estamos encontrando. O que apresentamos foi encaminhando e certamente ainda teremos muitas conquistas juntos, seja nas linhas de crédito já disponibilizadas ou em novas necessidades. Hoje só podemos agradecer o que está sendo feito por esta cadeia produtiva, que já foi muito esquecida", ressaltou.

A secretária de Assessoramento Superior, Mari Peruzzo, disse que será formado um Grupo de Trabalho para dar andamento às demandas. "Todas as pautas apresentadas pelo setor foram encaminhadas junto as secretarias envolvidas, como Fazenda e Meio Ambiente, a partir da Fepam. Também serão disponibilizadas novas linhas de crédito via agentes financeiros do Estado, assim como a possibilidade de as unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida terem o envolvimento do setor", disse, destacando que no dia 2 de julho, às 14h, será realizado o evento Diálogos do Conselhão sobre o tema, no Centro Administrativo.

Atlas Geomineral
O secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), Mauro Knijinick, afirmou que a orientação do governador em dar uma atenção especial para o setor está sendo seguida. "Vamos oferecer um Atlas Geomineral e estamos à disposição de todos para esclarecimentos, para ouvir, aprender e tomar decisões. Vamos fortalecer o setor oleiro e cerâmico a partir do Arranjo Produtivo Local (APL)".

O atlas será desenvolvido entre a SDPI e a Universidade de Caxias do Sul a partir de projeto coordenado pelo professor Robson Cruz. "Este é um marco para o setor que pode continuar operando plenamente. Embora existam muitos problemas ambientais para o seu desenvolvimento, a academia está unida para garantir e manter a indústria, agregando valor ao produto. Nós temos matéria-prima, e o atlas vem contribuir para o conhecimento e amplo desempenho deste material", disse o professor.

O governador Tarso Genro também esteve acompanhado dos secretários da Fazenda, Odir Tonollier; do Cdes/RS, Marcelo Danéris, e de representantes da Assembleia Legislativa.

Fortalecimento das empresas gaúchas
O Sindicer/RS reúne as empresas gaúchas que operam no setor de Cerâmica para Construção, e como entidade representativa, realiza diversas atividades para proteger e fortalecer as empresas gaúchas. Além disso procura unir a classe para a discussão e a solução de problemas, trabalhando na defesa dos interesses do setor através da formação de convênios com serviços e pesquisa. O sindicato mantém com as empresas associadas e entidades diversas um canal de comunicação a partir de notícias e artigos técnicos para ampliar o conhecimento dos associados sobre o setor, além de disponibilizar também assessoria e apoio para execução das atividades em diversas áreas.

Gostou? Compartilhe