Acompanhando as mudanças na legislação que tornaram mais duras as penas para os “rachas”, técnicos do Detran/RS desenvolveram um material pedagógico para ser utilizado nas aulas de primeira habilitação e reciclagem de motoristas. O material, que alerta para os riscos e consequências dos também chamados “pegas”, está disponível no site www.detran.rs.gov.br e pode ser utilizado por qualquer interessado.
A apresentação subsidia educadores, especialmente os que atuam nos cursos teóricos de formação, atualização e reciclagem, a tratar do assunto em sala de aula, buscando sensibilizar os candidatos e condutores para o risco dessa prática, que vem preocupando cada vez mais as autoridades de trânsito. Recentemente, a Lei Federal 12.971/2014 alterou o Código de Trânsito Brasileiro, aumentando as multas e agravando as penas para quem for flagrado promovendo ou praticando “racha”.
Suspensões por racha no RS
O Detran/RS começou, no mês passado, a instaurar processos de suspensão do direito de dirigir para condutores flagrados praticando “racha”, infração prevista no artigo 173, do Código de Trânsito Brasileiro. Em um primeiro momento, 442 condutores autuados pela infração de 2009 a 2013 serão notificados e podem ter a CNH suspensa por um período que varia de dois a sete meses.
Acesse aqui o material.