Resíduos são transformados em combustível

O chamado GNVerde é um gás gerado a partir da decomposição de resíduos orgânicos, que possui características químicas semelhantes ao gás natural

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um projeto inovador ajudará Porto Alegre a mitigar os impactos da Copa do Mundo de 2014. Os resíduos orgânicos gerados no Acampamento Farroupilha e na Fifa Fan Fest serão transformados em combustível, que será usado no caminhão de coleta durante o Mundial, fechando o ciclo de sustentabilidade (geração – transformação – reutilização). O chamado GNVerde é um gás gerado a partir da decomposição de resíduos orgânicos, que possui características químicas semelhantes ao gás natural

A iniciativa resulta de parceria entre Companhia de Gás do Estado (Sulgás), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Câmara Temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Comitê Gestor da Copa RS, Secretaria Estadual do Esporte e do Lazer, Iveco-Bivel, Realeza Furgões e Consórcio Verde-Brasil, formado pelas empresas Ecocitrus e Naturovos. Na apresentação, estarão presentes representantes das empresas parceiras.

Também integra o projeto a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-RS), que fornecerá lixeiras e equipes para orientar os participantes do Acampamento Farroupilha sobre a correta separação dos resíduos gerados nos piquetes. Na Fifa Fan Fest, o projeto foi integrado ao programa "Resíduo Zero", do DMLU, que faz parte do Plano de Ação para Limpeza Urbana na Copa do Mundo 2014.

Ações de limpeza - Na oportunidade, o diretor-geral do DMLU, André Carús, também irá apresentar outras ações de limpeza preparadas para o mundial. Conforme Carús, além do reforço de 60 garis, que atuarão em três turnos distintos nas vias próximas ao Estádio Beira Rio, contêineres da coleta automatizada serão instalados para qualificar o serviço de varrição, e outros 200 contêineres doados para a cidade serão espalhados em pontos estratégicos nos dias de jogos. “Nosso plano de ação contempla diversas frentes de atuação, que vão da limpeza propriamente dita à geração de combustível, com seu reaproveitamento dentro do próprio evento. Esta é uma parceria importante, que contribui para a redução da emissão de gases do efeito estufa e que diferencia Porto Alegre das demais cidades-sede”, destacou.

Projeto de geração de biometano:

Os resíduos orgânicos produzidos no Acampamento Farroupilha e na Fifa Fan Fest durante a Copa do Mundo serão coletados pelo DMLU e separados para envio à planta de produção de GNVerde, instalada em Montenegro e mantida pelo Consórcio Verde-Brasil. O caminhão, fabricado pela empresa Iveco, possui tecnologia e motor especial movido a GNV, desenvolvido pela FPT Industrial, e será abastecido pelo próprio gás gerado na transformação dos resíduos orgânicos produzidos durante a Copa. Após a coletiva, haverá visita guiada à usina de produção do GNVerde, no município de Montenegro.

 Portal Copa RS

Gostou? Compartilhe