Balada Segura amplia número de equipes

Aumento é válido urante a Copa

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Copa do Mundo 2014 não é apenas festa e futebol. O torneio mundial que começou a ser desenhado em 2007, quando o Brasil foi escolhido para sediá-la, deixará muito mais do que saudade, deixará legados. Um deles é o acréscimo de uma equipe no programa Balada Segura. Hoje, o programa conta com três equipes na capital e, a partir da próxima semana, haverá acréscimo de mais uma, que permanecerá após o mundial.

No período em que acontece a competição internacional em Porto Alegre, as blitze são diárias. “Todos os dias da semana as equipes estão em pontos estratégicos realizando as abordagens. Nos dias de jogos, equipes orientarão os visitantes e ficarão posicionadas no Caminho do Gol e próximo à rotula das cuias”, explica o diretor institucional do Detran/RS, Adelto Rohr.

O programa, que existe desde 2011, busca fiscalizar e promover ações educativas no trânsito e está presente em 24 cidades gaúchas. O resultado, por sua vez, tem sido muito positivo. Segundo dados do Detran/RS, vinculado à Secretaria  da Justiça e Segurança Pública, o número de mortes violentas durantes as noites e madrugadas porto-alegrenses tiveram um decréscimo de 30% em 2014 na comparação com 2011.

 No Rio Grande do Sul, os dados também são expressivos. O Estado registrou redução de 25% no número de acidentes, levando em consideração o aumento da frota de automóveis em território gaúcho. Rohr ressalta ainda que o Balada Segura está dentro das metas estipuladas pela Organização das Nações Unidas (ONU), que estabeleceu a redução pela metade do número de mortes violentas no trânsito como um dos objetivos a serem alcançados.

Gostou? Compartilhe