Peculiaridades da culinária gaúcha

Caderno gastronômico divulga sabores do sul

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com o objetivo de divulgar os sabores e peculiaridades da culinária gaúcha, o Grupo de Trabalho (GT) de Gastronomia Regional do Palácio Piratini, estrutura ligada a Casa Civil, aproveitou a Copa do Mundo para potencializar a diversidade gastronômica do Estado, divulgando o caderno explicativo "Copa 2014: A Gastronomia entra em Campo". O material é disponibilizado no portal da Copa do Mundo do Governo do Estado, no Guia do Turista, localizado no espaço Conheça o RS, e também em estabelecimentos gastronômicos de Porto Alegre.

O material apresenta uma seleção de pratos e bebidas típicas para que os turistas possam conhecer as diversas receitas da culinária do Estado. A partir do resgate e criação de pratos típicos, da valorização de cervejas, vinhos e cachaças, o GT coloca em destaque o turismo, a cultura e a atividade agropecuária dos municípios na geração de novas fontes de trabalho, emprego e renda. Além disso, é possível conhecer a estrutura do grupo de trabalho, a história do Rio Grande do Sul e da sua produção agropecuária, como também a agricultura familiar e produção de orgânicos, com destaque para alguns pratos e produtos emblemáticos da gastronomia do Rio Grande do Sul. 

Fotos de salgados e doces, pratos quentes e frios ilustram o caderno, que também aborda e dá exemplos de bebidas regionais, como o vinho, cerveja, cachaça artesanal, Jurupiga, entre outros, com destaque para a tradicional e mais típica bebida do Estado, o chimarrão. Conforme a coordenadora do GT e responsável pela Ala Residencial do Palácio Piratini, Jussara Dutra, o material serve como subsídio para bares e restaurantes no melhor atendimento aos turistas. “Atualmente 1/3 do que o turista gasta é com alimentação, buscando em cada região pratos da culinária local. O desconhecimento sobre a diversidade nos desafiou a preparar um material que pudesse apresentar ao mundo o que temos de melhor, que é a riqueza da nossa diversidade”, destacou Jussara.

“A questão da culinária é fundamental no turismo de qualquer país, e cresce cada vez mais no mundo inteiro. Países como a Espanha trabalham diretamente com o turismo gastronômico e o nosso Estado tem todos os elementos para construir importantes e saborosos roteiros. Temos um caminho bastante promissor pela frente, com viés econômico e consequências animadoras”, disse.

Durante a realização da Copa do Mundo em Porto Alegre, o grupo pretende apresentar ao turista as belezas naturais de todas as regiões do Estado, assim como sua história, costumes e o papel da gastronomia, que ocupa um lugar de destaque no Estado. Os pratos escolhidos para o caderno são um ensaio daquilo que o turista irá encontrar, mas que possibilitará o início de uma viagem inesquecível às raízes da cultura gaúcha.

O GT é formado por representantes de 64 entidades entre universidades e faculdades ligadas aos cursos de Gastronomia, Turismo, Nutrição e Hotelaria, Secretarias de Estado, representantes de Instituições, Sindicatos e associações ligadas aos setores de alimentação e bebidas. Conta, ainda, com a participação de profissionais da área, entre chefs e cozinheiros.

Gostou? Compartilhe