O governador Tarso Genro comentou a participação do Equador na Copa. A seleção que escolheu o Rio Grande do Sul como casa foi eliminada da Copa do Mundo, após os resultados desta quarta-feira (25). La Tri ficou instalada, desde o dia 09 de junho, no resort Vila Ventura, em Viamão e recebeu torcida e apoio total dos gaúchos. “O Rio Grande do Sul está orgulhoso de ter acolhido o Equador. Mesmo com a eliminação, a seleção e os equatorianos estão de parabéns. Foram três belas partidas, valeu a pena torcer”, destacou o governador Tarso Genro.
O Equador empatou em zero a zero, mesmo com um homem a menos, com a França e chegou aos quatro pontos. O resultado, no entanto, não foi suficiente, já que a Suíça, concorrente direta à vaga, ganhou de Honduras e chegou aos seis pontos, garantindo a classificação às oitavas de final com a França, líder do Grupo E.
A escolha de Viamão como casa do Equador mobilizou toda a comunidade da cidade e região e trouxe um grande número de jornalistas ao Estado. “Acompanhei algumas copas e considero que foi muito boa a participação do Equador neste Mundial, com muita entrega e orgulho. Tivemos algumas distrações, como o gol no final do jogo contra a Suíça, mas a equipe teve muita raça hoje contra a França e merecia a classificação”, lamenta o jornalista Andres Benavides, da rádio La Mas Linda.
Ele e a equipe da rádio utilizaram o espaço do Centro Aberto de Mídia (CAM), estrutura montada pelo Governo do Estado, através do Comitê Gestor da Copa (CGCopa) - órgão vinculado à Secretaria do Esporte e Lazer, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre. “ Em Viamão, a seleção teve uma grande infraestrutura e todo o apoio que foi solicitado e aqui nós recebemos um auxílio estupendo para realizar nosso trabalho, principalmente quanto ao aspecto tecnológico”, completou Benavides.