Evento sobre tuberculose tem inscrições abertas

O evento vai debater o controle e o tratamento da tuberculose e será realizado de 14 a 17 de setembro, em Canela

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Pesquisadores, estudantes e profissionais de saúde têm até segunda-feira (30) para a inscrição de participantes e trabalhos científicos a serem apresentados no VII Meeting da Sociedad Latinoamericana de Tuberculosis y otras Micobacteriosis (Slamtb). O evento vai debater o controle e o tratamento da tuberculose e será realizado de 14 a 17 de setembro, em Canela, com apoio da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps).

A Slamtb é uma sociedade científica internacional que reúne professores, pesquisadores, clínicos, profissionais de saúde pública, gestores e estudantes, com a finalidade de trocar experiências e desenvolver conhecimento sobre tuberculose, lepra e outras importantes micobacterioses. Em paralelo, será realizado o Simpósio Nacional da Rede de Tuberculose. Todas as informações podem ser obtidas em www.slamtb.org/simposio.

A doença no RS
A tuberculose é uma doença causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis, que afeta vários órgãos do corpo, mas, principalmente, os pulmões. É transmitida pelo ar, quando o paciente tosse, fala ou espirra. Porto Alegre é a capital brasileira com o maior número de casos.

O Plano Estadual de Combate à Tuberculose tem como principal objetivo aumentar a rede de diagnóstico e tratamento da tuberculose. A meta é reduzir em 30% até o final de 2014 o número de casos de pacientes infectados pela bactéria causadora da doença.

No RS, o aumento na incidência foi observado a partir de 1993. Na capital gaúcha, a prevalência da coinfecção juntamente ao HIV é superior a 30%, de modo que hoje a tuberculose é a principal causa de morte dos pacientes com AIDS.

Gostou? Compartilhe