Defesa Civil está atendendo 21 municípios da região

Pessoas que tiverem interesse em auxiliar desalojados podem levar donativos no 3º RPMon que material será encaminhado para famílias que estiverem necessitando

Por
· 2 min de leitura
Barão de Cotegipe é um dos municípios com solicitação de situação de emergênciaBarão de Cotegipe é um dos municípios com solicitação de situação de emergência
Barão de Cotegipe é um dos municípios com solicitação de situação de emergência
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O final de semana será de trabalho intenso para a regional da Defesa Civil de Passo Fundo no auxílio aos municípios e famílias que estão sofrendo com as chuvas dos últimos dias. Até o final da tarde de sexta-feira (27) o número de municípios atingidos pelas cheias e enxurradas na área de abrangência da regional era de 21. As situações mais preocupantes eram em Nonoai e Herval Grande. Durante toda a sexta-feira os integrantes da regional da Defesa Civil estiveram visitando os municípios atingidos para verificar a situação de cada um e passar as orientações. Segundo o coordenador da regional, capitão Ney Câmara, em algumas cidades, como Nonoai e Itatiba ainda existem algumas famílias ilhadas. “São comunidades do interior onde os riachos estão subindo e deixando essas famílias ilhadas e locais onde os acessos são mais distantes”, explica. Em Nonoai prefeito pediu auxílio da Defesa Civil na arrecadação de donativos. “O prefeito está pedindo cestas básicas, cobertores, agasalhos”, destaca Câmara. 

Durante o final de semana, os integrantes da Defesa Civil permanecem executando as ações de auxílio aos municípios, dentre elas o recebimento e arrecadação de donativos. Em Passo Fundo, quem quiser ajudar, pode levar água, roupas, agasalhos e cobertores ao escritório da Defesa, que fica logo na entrada do 3º RPMon, na avenida Presidente Vargas.

Chuva continua no final de semana
As nuvens carregadas, associadas à alta umidade relativa do ar permanecem ocasionando pancadas de chuva moderadas e rajadas de vento até este domingo (29) em toda região. Um aviso meteorológico do Inmet emitido no início da tarde de sexta-feira (27) alerta para condições favoráveis para chuva moderada a forte, com trovoadas e rajadas de vento em áreas isoladas durante o sábado. Com isso, as temperaturas se mantém estáveis e neste sábado a mínima é de 10°C e máxima não passa dos 14°C. No domingo, a chuva perde intensidade e a temperatura fica entre 8°C e 14°C, com declínio elevado durante a noite.

Até às 15h de sexta-feira (27) haviam sido registrados 247 milímetros de chuva durante o mês, 74% acima da média. O observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio, salienta que esse é o segundo maior volume de chuva registrado no mês de junho em pelo menos 10 anos, perdendo apenas para 2005, onde choveu 273 milímetros. Entre a madrugada de segunda-feira e as 15h do dia 27 (sexta-feira) foram 177 milímetros.
Depois da chuva o frio retorna e a segunda-feira amanhece com mínima de 5°C e o tempo ainda nublado. A temperatura deve aumentar ao longo do dia, mas não passar dos 16°C. Já na terça-feira, início do mês de julho, a previsão é de nevoeiro ou até mesmo geada no início do dia, com mínima de 3°C. A partir de quarta-feira a nebulosidade aumenta e chuva deve retornar ao Estado.

Estado reúne prefeitos
O secretário estadual do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Jorge Branco, e o secretário-chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Oscar Luis Moiano, reúnem-se com prefeitos e representantes dos 45 municípios atingidos na manhã deste sábado (28), às 11h, na prefeitura de Frederico Westphalen.

A agenda segue determinação do governador Tarso Genro que monitora a situação e orienta as ações de recuperação dos municípios. Segundo a Defesa Civil, que já está com equipes na região prestando auxílio às famílias, são 3.409 desalojados e 729 desabrigados. Em dois dias, choveu mais que a média para o mês inteiro na região. Até o final da tarde desta sexta-feira (27), 45 municípios haviam registrado estragos.

O executivo estadual entrou em contato com as prefeituras e está acompanhando as cidades atingidas pela chuva intensa, com acumulados significativos na região Norte. Os municípios de Vicente Dutra, Barão do Cotegipe e Herval Grande já enviaram a solicitação de homologação do decreto de situação de emergência para o Estado.

Gostou? Compartilhe