O prefeito de Tapejara, Seger Menegaz, tomou posse na manhã desta sexta-feira (27/6) como presidente da Famurs na gestão 2014/2015. Homenageado pela presença de amigos e familiares, o novo comandante assumiu o compromisso de lutar pela renovação da lei das licitações e pela desoneração dos municípios. "Chegou a hora de transformar o Brasil. Precisamos de reformas estruturantes que simplifiquem o país, os tributos, as leis, os recursos públicos e a divisão de poder", justificou. "Quando foi criada, o limite de R$ 8 mil era suficiente para comprar um carro e atender os programas de saúde dos municípios. Agora, sem correção alguma, só pode pagar pequenos serviços. Ou seja, não serve mais às prefeituras", afirmou. Em relação à desoneração do ICMS para compras municipais, Menegaz destacou que seu objetivo é aprofundar o debate técnico e político sobre o assunto. "Não tem lógica a tributação sobre a merenda escolar, sobre o material de construção para habitação de interesse social, sobre o asfalto, sobre o calçamento", explicou.
O evento contou com a participação de cerca de 250 pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores, deputados estaduais e federais e outras autoridades que lotam o auditório da entidade, em Porto Alegre. Também participaram da solenidade o vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Francisco Moesch, o procurador geral do Ministério Público, Eduardo de Lima Veiga, o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro César Miola, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, e o vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Mello.
A nova diretoria é formada pelos prefeitos Luiz Carlos Folador, de Candioa; Fabiam Thomas, de Giruá; Salmo Dias, de Rio dos Índios; Tito Livio, de Taquara; Moacir da Silva, de São Leopoldo; Fábia Richter, de Cristal; e Eduardo Buzzatti, de Pejuçara. Menegaz substitui o prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, no comando da entidade.