Em cerimônia realizada nesta sexta-feira (27), em Lajeado, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, entregou 72 motoniveladoras e 57 caminhões-caçamba para 129 municípios gaúchos. A ação faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e visa garantir maquinário para melhorar a infraestrutura rural em cidades com menos de 50 mil habitantes. No total, o programa, executado pelo MDA, já distribuiu 1.365 equipamentos, entre retroescavadeiras, motoniveladoras e caminhões, um investimento de R$ 385 milhões, que contempla 92% dos municípios do Rio Grande do Sul. O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze, representou o governador Tarso Genro no ato.
De acordo com Rossetto, a entrega de equipamentos para manutenção e conservação de estradas vicinais potencializa o esforço do homem do campo. Somente no Vale do Taquari, o conjunto de máquinas vai atender cerca de 370 mil pessoas. “Estamos vivendo uma revolução na área rural. É um compromisso nosso proporcionar o mesmo nível de qualidade de vida para todo cidadão brasileiro. Quando olhamos para as máquinas que estão sendo entregues, é preciso enxergar mais do que um equipamento. Temos que visualizar um futuro de prosperidade, que chega em todas as comunidades do interior do Brasil”, afirmou Rossetto.
O secretário da Agricultura, Claudio Fioreze, destacou que atuação coesa entre os governos Federal, Estadual e as administrações municipais atende de forma direta os pequenos municípios, oferecendo as condições necessárias para promover o desenvolvimento em áreas rurais. “Buscamos, cada vez mais, reafirmar e fortalecer este trabalho em parceria, com iniciativas que complementam os programas do Governo Federal. É assim que em uma década conseguimos transformar a realidade do campo. Nossa produção de grãos passou de 90 milhões de toneladas para 190 milhões e isso representa o sucesso das políticas publicas que foram implementadas no último período”, reforçou Fioreze.
Para o prefeito de Lajeado, Luis Fernando Schmidt, a iniciativa do MDA demonstra que o Poder Executivo Federal está atento em busca de uma solução para quem vive fora dos centros urbanos. “Um programa como esse, que garante a renovação dos parques de máquinas nos municípios, complementa politicas de acesso ao crédito, de ensino no campo e de estímulo à produção que já são realidade. É essa atitude que incentiva o produtor, seja ele pequeno médio ou grande, a produzir cada vez mais”, projetou Schimidt.