RS representado no RS no Parlamento Juvenil do Mercosul

Projeto do Ensino Médio Politécnico foi selecionado na etapa nacional do PJM

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Matheus Medeiros de Oliveira, aluno do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Médio Silva Gama, de Rio Grande, 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), vai representar o Rio Grande do Sul no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). O estudante da rede estadual foi selecionado na etapa nacional do PJM, em evento realizado em Gramado, no início deste mês. Ao todo, 27 jovens estudantes de escolas públicas brasileiras participarão do projeto latino-americano, um por Estado da Federação. 

Em julho, Matheus participa, em Brasília, de reunião preparatória à primeira reunião do PJM em 2014, que será realizada em Buenos Aires, em agosto. A edição deste ano do PJM debate o tema "O Ensino Médio que queremos". Matheus é um dos membros da Coassi (Comissão Organizadora da Ação Sustentável do Seminário Integrado - Silva Gama), projeto que promove práticas socioambientais junto à comunidade escolar e comunidade local a partir das atividades curriculares do Seminário Integrado do Ensino Médio Politécnico da Escola Silva Gama e que serviu como base para a redação de Matheus inscrita no programa PJM neste ano. 

Parceria
O projeto foi desenvolvido em parceria com dois colegas de classe, Bruno Soares Rios e Emanuelle Leão Rodrigues Machado Brazil, com orientação das professoras Simone Ginar da Silva e Vera Balinhas. "No entanto, toda a escola contribuiu para o êxito do projeto, não posso deixar de valorizar a participação de alunos, professores, funcionários e direção da escola", frisa o estudante de 15 anos. 

Politécnico
O parlamentar juvenil que representa todos os estudantes gaúchos destaca que a implantação do Ensino Médio Politécnico trouxe para a sala de aula questionamentos que levaram ao projeto Ação Sustentável do Seminário Integrado. "Podíamos ter feito pesquisa ao longo do ano e, no final do ano letivo, apresentar os resultados, mas procuramos ampliar a ação, promovendo um dia para apresentação das pesquisas a toda a comunidade escolar".

Contando com o apoio da direção da escola, o grupo de alunos buscou parceiros na comunidade para o projeto. Em 11 de outubro de 2013, 1º Ação Sustentável do Seminário Integrado no Silva Gama foi realizada, com parceria da Corsan, Furg e outras escolas da região. 

O projeto Ação Sustentável do Seminário Integrado mobiliza estudantes, professores, equipe diretiva e membros de toda a comunidade escolar do Silva Gama em um dia. No entanto, antecedendo ao evento, os jovens, a partir de pesquisas, realizam atividades diversas. 

As ações têm enfoque socioambiental, proporcionam a outros estudantes experiências como a participação em cursos de dicção e oratória, promovem debates na escola (e em outras escolas da região), para fomentar a reflexão de temas como diversidade na escola, oficinas de fotografia.

Além disso, participam de eventos de formação de professores no âmbito da 18ª CRE para compartilhar a experiência do projeto e de Mostras de Escolas da Educação Profissional, Ensino Médio Politécnico e Curso Normal (MEP). A 11ª MEP da região, nos dias 1º, 2 e 3 de julho, contará com a participação da Coassi e seu projeto. 

A coordenadora pedagógica da escola Silva Gama, Simone Ginar, enfatiza que a participação de Matheus no PJM é um resultado concreto da reestruturação curricular que implantou o Ensino Médio Politécnico na rede estadual e na escola e levou ao cotidiano de launos e professores elementos como a pesquisa. 

O fato de trabalhar com a pesquisa é valorizado por Matheus. "A pesquisa contribui com a formação de um sujeito que sabe se posicionar, argumentar, criticar, nos possibilita buscar o conhecimento e leva-lo para além da sala de aula e da escola, nos permite viver o aprendizado de forma mútua. Ou seja, o aluno aprende com o professor e vive-versa, com a capacidade de argumentar, refletir e criticar nos permite o exercício da cidadania", resume.

Gostou? Compartilhe