Estudantes gaúchos vencem prêmio local da Google

Jovens cientistas participaram do prêmio Google Science Fair 2014

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os ganhadores do prêmio local da Google Science Fair 2014 são dois estudantes do Rio Grande do Sul. Raíssa Müller e Gabriel Chiomento da Motta são estudantes da Fundação Liberato em Novo Hamburgo, onde fazem o curso técnico em química integrado ao ensino médio. Os jovens cientistas começaram a se envolver em feiras de ciência no primeiro ano do ensino médio, depois de assistir a uma palestra com estudantes que já tinham participado desse tipo de competição.

O projeto tem o título de “Membrana de Absorção Seletiva” e trata-se de um material desenvolvido inteiramente pelos dois estudantes que pode ser usado, entre outras aplicações, na contenção de vazamentos de petróleo, com eficiência maior que os materiais tradicionais. A membrana é produzida com criptomelano, um mineral com capacidade de absorver até 22 vezes o seu próprio volume, no caso, da contenção de óleos. Além disso, os líquidos absorvidos podem ser recuperados em quase 100%. Dessa maneira, o material evita a contaminação em locais de vazamento e ainda garante o reaproveitamento do petróleo derramado que teria de ser descartado, causando um segundo problema ambiental.

O objetivo da Google Science Fair é estimular os estudantes a buscar inspiração em algo que amam e no qual são bons para enfrentar alguns dos maiores desafios atuais. Desde a primeira edição, em 2011, surgiram projetos como métodos mais eficientes para combater o câncer, um remédio para resfriado, uma luva exoesqueleto, uma lanterna que não precisa de bateria, plástico feito a partir de bananas e técnicas mais eficientes de agricultura.

O vencedor do Prêmio Local ganha US$ 1.000 para investir no desenvolvimento de seu projeto, além do reconhecimento de ter criado algo que lida com um problema relevante. Ao receber inscrições via internet, o Google Science Fair permite que estudantes de diversas regiões do mundo apresentem seus projetos e concorram entre si em condições de igualdade, com uma chance de participar da grande final nos Estados Unidos.

Gostou? Compartilhe