O secretário da Administração e dos Recursos Humanos, Alessandro Barcellos, assinou nesta terça-feira (1º) termo de cessão de uso de duas áreas no município de Vila Flores, onde serão instaladas pré-escolas. O município detém o uso das áreas por um prazo de 20 anos e se compromete a instalar nos locais as unidades de ensino.
Segundo o titular da Sarh, o trabalho do Departamento de Patrimônio do Estado visa dar uso adequado aos próprios bens do Estado. “Esta cedência um exemplo concreto disto”. O prefeito de Vila Flores, Vilmor Carbonera, destacou ao secretário o uso da área: “Será muito bem utilizada pela nossa cidade, é uma area nobre que é de fundamental importância para o município”, enfatizou.
A cessão de uso insere-se no Projeto de Gestão de Ativos do Estado do Rio Grande do Sul, o Otimizar, desenvolvido pela Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (Sarh), por meio do Departamento de Administração do Patrimônio do Estado (Deape). Tem como objetivo a modernização das ferramentas de gestão do patrimônio público, formado por bens móveis e imóveis. Com uma utilização mais eficiente, o Estado pode equilibrar os gastos, tanto com manutenção dos bens como com locação de imóveis.
Implantado em 2011, o Otimizar obteve reconhecimento internacional ao receber U$ 12 milhões do Programa de Apoio à Retomada do Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Proredes), com financiamento do Banco Mundial (Bird).