Estado acompanha ações da Defesa Civil em Ibarama

O município já decretou situação de emergência e está realizando o levantamento dos estragos.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Defesa Civil do Estado esteve no município de Ibarama, neste sábado (5), para acompanhar as ações de reconstrução das casas atingidas por vendaval e chuva na última semana. O coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Oscar Luis Moiano, conversou com a prefeita da cidade, Lenise Lourdes Lazzarotto, e colocou a estrutura da Defesa Civil à disposição do município.

"O Estado é parceiro nas ações de assistência humanitária e de Proteção e Defesa Civil. Os representantes da regional de Defesa Civil de Santa Maria já estiveram ontem em Ibarama e retornam ainda para auxiliar o município nas ações necessárias para o restabelecimento da normalidade", disse o coordenador.

O município já decretou situação de emergência e está realizando o levantamento dos estragos. Árvores arrancadas, casa destelhadas e postes caídos demostram a intensidade do vento que passou pelo município de 4,4 mil habitantes.

“É um momento difícil para todos aqui, mas as pessoas já estão secando suas roupas, consertando seus telhados e a companhia de energia também está restabelecendo os principais pontos de luz na cidade. Aos poucos vamos nos reanimando”, frisou a prefeita.

Relatório da Defesa Civil
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou, no início da tarde deste sábado (5), que subiu para 19.606 o número de pessoas atingidas por enchentes e enxurradas no Estado. O relatório aponta 78 municípios em situação de emergência, onde 1.725 pessoas estão desabrigadas e 17.881 desalojadas.

Baseado na previsão do tempo para os próximos cinco dias e no relatório do Departamento de Recursos Hídricos do Estado, a Defesa Civil afirma que o nível do Rio Uruguai deve subir somente até este sábado na Fronteira Oeste. Em São Borja, segundo o documento, o nível do Rio Uruguai deverá baixar gradativamente a partir de hoje, enquanto em Itaqui e Uruguaiana, a redução do nível do rio deve iniciar no domingo, o que garante que, a partir da semana que vem, o rio retorne a seu padrão normal.

Decretaram situação de calamidade pública as cidades de Iraí, na região Médio Alto Uruguai, e Barra do Guarita, na região Celeiro.

De acordo com a Defesa Civil, o número de pessoas fora de casa deve diminuir gradativamente com o retorno de algumas famílias para suas residências após dias de limpeza, principalmente na região Norte.

Governo Estado

Gostou? Compartilhe