O Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (4) publicou a promoção de 5.762 profissionais da educação, dos quais 4.330 funcionários de escola e 1.432 professores e especialistas. Com mais esta atualização, chega a 29.609 o número de professores e especialistas promovidos desde 2011. Em relação aos servidores, esta é a segunda promoção desde 2000, quando foi criado o quadro de funcionários de escola. A publicação desta sexta-feira contempla servidores que ingressaram no concurso realizado em 2001 e que nunca tinham sido promovidos.
Para o secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, "promover funcionários é um resgate, já que desde 2006 os servidores não tinham seus direitos de progressão na carreira respeitados”. O titular da Seduc destacou que o Governo do Estado colocou em dia as promoções dos professores e especialistas, avançando também na promoção dos funcionários. "Isso é valorizar o profissional. Isso é respeito às carreiras. Isso é política de qualificação do quadro funcional das escolas cujo objetivo é a qualidade de ensino de nossos alunos”, disse.
Ao mudar de classe, o professor recebe um aumento de 10% sobre o salário básico, sobre o qual incidem as demais vantagens. Já os funcionários de escola recebem um acréscimo de 6% sobre o básico. A promoção de professores é regida pela Lei nº 6.672, de 1974, que criou o plano de carreira do magistério estadual, e a promoção de funcionários é regulada pela Lei nº 11.407, de 2000, que estabeleceu o quadro de servidores de escola.
Acesse a edição do Diário Oficial do Estado (DOE) aqui. A publicação das promoções está nas páginas 12 a 32 da edição eletrônica do DOE desta sexta-feira.