Um estudo elaborado pela consultoria britânica EIU (Economist Intelligence Unit) em parceria com o brasileiro Centro de Liderança Pública (CLP) apontou que o Rio Grande do Sul é o quarto melhor estado em ambiente de negócios e competitividade por investimentos no país. Conforme o terceiro ranking de Competitividade dos Estados Brasileiros, o RS teve melhora na economia e renda em relação ao ano anterior e atingiu nota 63,5.
O estudo avaliou o período de abril de 2013 a abril deste ano. Cada Estado recebe uma nota, que vai de 0 a 100. Assim como os outros estados sulistas - Paraná e Santa Catarina -, o RS ultrapassou Minas Gerais (6º) no levantamento. Secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik avalia como positivo o estudo e afirma que o crescimento do Estado é resultado de muito trabalho e planejamento. "Estamos desenvolvendo sem choque de gestão".
Knijnik destacou ainda a política industrial do Estado e o trabalho realizado pelas secretarias. "Estamos confiantes que vamos elevar para outra grandeza o desenvolvimento do RS, pois as perspectivas são muito boas para o Estado. Não há mês em que não recebemos duas ou três empresas, principalmente chinesas. Os investimentos vão crescer ainda mais se tudo correr bem".
Estados
O estudo - que confirmou São Paulo (77,2) na primeira colocação - avaliou, entre outros indicadores, ambiente político e econômico, infraestrutura e recursos humanos. O RS (63,5) foi classificado como um dos cinco estados com pontuação considerada boa, junto com Rio de Janeiro (72,3), Paraná (63,9), Santa Catarina (61,9) e Minas Gerais (60,2).
O ranking é um levantamento elaborado pela Unidade de Inteligência do grupo inglês Economist, e patrocinado pelo CLP. Apresenta um modelo de pontuação dinâmico, construído a partir de 26 indicadores, que medem atributos específicos do ambiente operacional de negócios em 26 estados e no Distrito Federal.
Governo do Estado do RS