A partir desta segunda-feira (18), o transporte hidroviário de São José do Norte a Rio Grande passa a contar com bilhetagem eletrônica. O sistema será operado na hidroviária de São José do Norte. Com isso, cerca de 10 mil usuários que utilizam o transporte diariamente vão trocar o dinheiro por cartões com crédito recarregável que será integrado com o transporte rodoviário urbano e intermunicipal.
Para utilizar o serviço, basta aproximar o cartão no equipamento validador, instalado na hidroviária. O sistema fará o débito de créditos e a liberação automática da catraca, agilizando o processo de embarque e o tempo da viagem. O novo cartão deve ser retirado na própria hidroviária, gratuitamente. "A implantação da bilhetagem eletrônica é mais do que necessária, além de integrar com o transporte coletivo, os dados são mais seguros e confiáveis, gerando mais transparência e benefício ao sistema", afirma o superintendente da Metroplan, Oscar Escher.
A novidade acaba também com o transporte clandestino de mercadoria nas embarcações. O eventual bloqueio de cartões extraviados ou roubados também poderá ser efetuado com segurança e rapidez. Outras vantagens são a agilidade no processo de embarque e a recuperação dos créditos anteriores no caso de emissão de segunda via.