Ações para promover o desenvolvimento dos setores Indústria Oceânica e Polo Naval e de gás natural são o objetivo principal da missão técnica à Europa que a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) inicia na próxima segunda-feira (25). A principal atividade é a participação na feira Offshore Northern Seas (ONS), um dos mais importantes eventos mundiais de óleo e gás, realizado a cada dois anos, na Noruega.
Atraindo quase 60 mil visitantes de todo o mundo, a ONS ocorre em Stavanger, cidade conhecida como a capital norueguesa do petróleo – e, portanto, centro de referência em desenvolvimento técnico e pesquisas do setor. Além das reuniões realizadas na feira, a missão participará da Sessão Brasil da conferência anual “International Oil and Gas Business Days”, no dia 26, organizada pela Intsok – entidade norueguesa da indústria de óleo a gás. Na ocasião, o vice-presidente da AGDI, Aloísio Nóbrega, fará uma palestra sobre as oportunidades de investimento no Brasil, com ênfase no Rio Grande do Sul. “Apresentaremos o país e o Estado para representantes de importantes players do setor de óleo e gás. Ampliaremos, assim, o conhecimento do mercado norueguês sobre as demandas brasileiras e os diferenciais gaúchos”, afirma Nóbrega.
Agendas na Polônia, Alemanha e Áustria completam o roteiro, que se encerra no dia 3 de setembro. Também participam da missão a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) e empresas selecionadas pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado (Sebrae/RS) e pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). De todo o país, serão 84 pessoas na missão. A delegação gaúcha será a mais numerosa, com 30 integrantes.