Fundação de Tradição é destaque na Expointer

Público tem acesso às diversas formas de apresentação do mate entre outras atividades culturais

Por
· 1 min de leitura
Além de saborear a tradicional bebida dos gaúchos, o público tem acesso às diversas formas de apresentação do mateAlém de saborear a tradicional bebida dos gaúchos, o público tem acesso às diversas formas de apresentação do mate
Além de saborear a tradicional bebida dos gaúchos, o público tem acesso às diversas formas de apresentação do mate
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A hospitalidade e o ambiente aconchegante do galpão da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF), montado no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, tem atraído a atenção dos visitantes da 37ª Expointer. Quem vai até o espaço tem a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela instituição em prol da cultura popular do Rio Grande do Sul e ainda sorver um chimarrão oferecido pela Escola do Chimarrão.

Além de saborear a tradicional bebida dos gaúchos, o público tem acesso às diversas formas de apresentação do mate, recebe informações e curiosidades sobre o chimarrão, e ainda abastece de erva-mate a cuia e de água quente a sua garrafa térmica. De acordo com o coordenador da escola, Pedro Schwengber, os visitantes também aprendem a preparar de forma rápida e eficaz o chimarrão. Através desse método, é possível concluir o preparo da bebida em apenas onze segundos.

Para o presidente da FIGTF, Rodi Pedro Borghetti, o intenso movimento de visitantes no estande, a exemplo dos anos anteriores, acontece graças às atrações no interior do espaço e à parceria com a Escola do Chimarrão e a Prefeitura de Venancio Aires.

História do RS
No estande também estão expostos painéis que contam trechos da história do Estado, manequins com a indumentária do ciclo farroupilha e o soque (batedor de erva-mate). Na parte externa, estão colocados bancos rústicos e elementos relacionados à cultura dos gaúchos e uma carruagem do século XIX, utilizada nos municípios do Interior.

No espaço, foi organizada uma exposição com oito painéis - cedidos pelo Memorial do RS – que mostra os principais eventos que ocorreram em solo gaúcho e que contribuíram para a formação da identidade do povo. Além de conter textos simples e diretos, os painéis apresentam ilustrações, mapas e imagens dos principais personagens históricos. A mostra permite conhecer um pouco da trajetória política, social, cultural, costumes e a diversidade étnica do Estado. Os principais temas abordados são a imigração italiana e alemã, gaúchos, tropeiros e negros, Guerra dos Farrapos, entre outros.

Além das atrações desenvolvidas no galpão, a FIGTF está promovendo diversos shows no palco principal da feira, em parceria com a Subsecretaria do Parque Assis Brasil.

Todas as atividades desenvolvidas no galpão contam com o apoio da Associação dos Amigos do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (AATF).

Gostou? Compartilhe