Daer apresenta projeto de construção de bueiros

Construção será realizada na na ERS-634

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) apresentou aos moradores de Dom Pedrito, na região da Campanha, os detalhes do projeto de implantação de bueiros na ERS-634. O encontro, realizado na última quinta-feira (2) no Clube Riograndense, teve a presença do diretor-geral, Carlos Eduardo Vieira, e de técnicos da autarquia, além do prefeito Lidio Bastos e da vice-prefeita Adriana Torres Lara. Mais de cem pessoas foram até o local para saber como a obra será executada.

A proposta do Daer é ampliar o sistema de drenagem da estrada, com a construção de galerias ao longo dos trechos próximos ao Rio Santa Maria, e diminuir o efeito das cheias nas comunidades ribeirinhas. O plano prevê a instalação de oito bueiros na ERS-634 - rodovia não pavimentada - e um na VRS-853 - já asfaltada, que dá continuidade ao traçado. Cada um deles terá quatro bocas e medirá 12 metros de extensão por três de profundidade. Segundo o engenheiro Hildo Mourão, autor do projeto, o conjunto de galerias terá capacidade de vazão de 40 mil metros cúbicos de água por minuto. "Com isso, conseguiremos reduzir drasticamente o problema dos alagamentos nos bairros próximos ao rio", enfatiza.

Realocação de bueiro
A audiência teve espaço para a comunidade fazer perguntas e opinar sobre o projeto. Diante da preocupação de alguns moradores quanto à ocorrência de inundações nas áreas próximas ao trecho pavimentado, o diretor-geral do Daer, Carlos Eduardo Vieira, sugeriu realocar um dos bueiros. A proposta é deslocar a primeira galeria, situada no quilômetro inicial da ERS-634, e construir duas menores na VRS-853, dando mais vazão naquele trecho. "Vamos analisar a possibilidade de fazermos essa alteração dentro do plano atual", explica Vieira.

O primeiro bueiro em fase de execução fica próximo ao entroncamento com a VRS-853. O custo total da implantação das galerias é de R$ 3 milhões. Para a realização do serviço, o Daer contratou a empresa POA Construtora Ltda. A conclusão das obras está prevista para daqui a um ano.

Gostou? Compartilhe