Expointer 2014 é aberta oficialmente

Abertura teve desfile dos campeões

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A 37ª edição da Expointer foi oficialmente aberta na manhã desta sexta-feira (5) no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Após o início da cerimônia, com a presença da presidente Dilma Rousseff, ocorreu o desfile dos grandes campeões de 2014 e a outorga da Medalha Assis Brasil, que distingue as personalidades da agricultura e da pecuária gaúcha. A presidente destacou a união existente entre os trabalhadores do campo e as iniciativas públicas, como a ampliação da oferta de crédito, que em 2014 ultrapassou R$ 180 bilhões, garantindo que a agropecuária seja uma das indutoras do crescimento brasileiro.

"Aqui temos uma bela mostra daqueles que fazem, que realizam, e que garantem o sucesso da nossa produção. Temos motivos de sobra para nos orgulharmos do trabalho de vocês, e também para nos orgulharmos das iniciativas dos governos Federal e Estadual para fortalecer o mercado interno e para abrir novos mercados para nossas exportações", afirmou Dilma Rousseff.

O governador Tarso Genro agradeceu a participação de todos os setores ligados ao campo presentes na Expointer. Segundo o governador, esta diversidade demonstra todo o poderio do segmento. “Aqui desfilam diversas vozes, às vezes dissonantes, mas sempre muito respeitosas e buscando um diálogo para que possamos seguir crescendo. Essa união em busca do bem comum é o que move o governo, então viva o campo gaúcho e este excelente momento que estamos vivendo no Estado e no país”, disse Tarso Genro.

O presidente do Sindicato das Indústrias e Máquinas e Implementos Agrícolas do RS (Simers), Claudio Bier, também exaltou a parceria entre empresários e poder público para o crescimento agroindustrial, em especial a área de máquinas e implementos. “Esta parceria tem assegurado que o maquinário brasileiro cresça e conquiste novos espaços e mercados”, destacou Bier, lembrando as inovações que surgem a cada edição da feira.

Já o presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetag), Carlos Joel da Silva, ressaltou a participação dos peões e pequenos produtores em todas as áreas da agropecuária e na produção de alimentos. "Em todos os setores, o pequeno produtor está presente, contribuindo para a geração de crédito e desenvolvimento. A força e o incentivo à agricultura familiar é o que mantém as novas gerações no campo, produzindo para todos", defendeu.

Premiações
No total, foram inscritos 4.932 animais para as premiações da feira. Cerca de cem exemplares de gado de corte e leite, búfalos, cavalos, cabras, ovelhas e aves premiados cruzaram o gramado da pista central, em frente à tribuna das autoridades.

Medalha Assis Brasil
Veja o perfil dos agraciados com a distinção:

- Telmo Motta Junior

• Natural de Giruá e agropecuarista e comerciante.

• Foi membro da Diretoria da Associação de Criadores de Cavalos Crioulos.

• Foi Diretor do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil e Presidente da Comissão

Executiva da Expointer 2011, 2012 e 2013.

• É conselheiro do BRDE.

- Flor Amaral

• Expositor mais antigo da Expointer, participou de todas as edições do evento desde 1970.

• Formado em Medicina pela UFRGS, em 1948, Flor Amaral abandou a carreira médica em 1962 para se dedicar exclusivamente ao agronegócio.

• O agropecuarista participa ativamente da Farsul, sendo que no período de1979 a1982 foi presidente da Federação.

- Santo Pereira

• Agricultor Familiar, residente no Assentamento 12 de Julho, em Canguçu.

• Faz parte de uma Agroindústria Familiar, com mais duas famílias, que produz biscoitos para o PNAE.

• É associado ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, UNAIC, Cooperativa União, Sul Ecológica, EcoVida e Crenor Sul.

• É presidente da União das Associações Comunitárias do Interior de Canguçu – UNAIC, formada em 1988. Conta com 700 famílias associadas, nas áreas social, assistência técnica, produção de sementes crioulas e beneficiamento de sementes através da Unidade de Beneficiamento de Sementes, adquirida, em 2002, com recursos do RS Rural, ocasião em que aconteceu a primeira Feira Estadual de Sementes Crioulas e Tecnologias Populares. Atualmente a UNAIC está projetando uma biofábrica para produção de vespas para controle biológico de lagartas.

Gostou? Compartilhe