Regiões Sul e Norte realizam mostras de saúde

Mostras serão realizadas nesta semana

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Pelotas e Passo Fundo serão sedes nesta semana de mais duas etapas das mostras regionais de saúde. A atividade promovida pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) busca valorizar as boas práticas cotidianas e promover a qualificação do sistema de saúde. Em Pelotas, o evento acontece nesta terça-feira (16), no Centro de Eventos da Fenadoce, enquanto em Passo Fundo a atividade será realizada nesta quarta e quinta-feira (dias 17 e 18) na Universidade de Passo Fundo, no prédio da Faculdade de Ciências Econômicas, Campus I.

Promovida desde 2005, as mostras de saúde são a oportunidade de reunir e compartilhar experiências exitosas entre trabalhadores, gestores e usuários do SUS. A programação oferece debates, atividades culturais, apresentação de trabalhos e vivências cotidianas na área da Atenção Básica.

MOSTRA REGIONAL DE SAÚDE - SUL

Local: Pelotas (Centro de Eventos da Fenadoce)

Data: 16 de setembro

PROGRAMAÇÃO GERAL

DISTRIBUIÇÃO DE TRABALHOS POR SALA

PROGRAMAÇÃO TENDA CULTURAL


MOSTRA REGIONAL DE SAÚDE - NORTE

Local: Passo Fundo (Universidade de Passo Fundo, prédio da Faculdade de Ciências Econômicas, Campus I)

Data: 17 e 18 de setembro

PROGRAMAÇÃO GERAL

PROGRAMAÇÃO TENDA CULTURAL

DISTRIBUIÇÃO DE TRABALHOS POR SALA

A mostra de Pelotas reúne a presença de representantes dos 28 municípios da Região Sul. Já a mostra de Passo Fundo é entre as regionais com a participação do maior número de cidades: 147.

Os relatos das experiências que serão apresentados pelos inscritos estão divididos em quatro eixos:

1. Atenção Básica: principal porta de entrada e organizador do acesso dos usuários do SUS às Redes de Atenção à Saúde;

2. Diversidade e Transversalidade: práticas que reforçam o respeito à diversidade política pública e que promovem a adequação das ações do SUS a populações que apresentam situações de diferença - população negra, indígena, prisional e Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBTT);

3. Gestão: experiências de mobilização de gestores, trabalhadores e usuários para a constituição de redes regionalizadas de atenção integral à saúde;

4. Ciclos Vitais: linhas de cuidado que correspondem à integralidade da atenção à saúde, desenvolvidas para as políticas de: Saúde da Criança, Saúde do Adolescente, Saúde da Mulher, Saúde do Homem e Saúde do Idoso.

Antecederam as mostras Sul e Norte as edições Missioneira e Centro-Oeste, realizadas respectivamente entre os dias 3 e 4 deste mês em Santo Ângelo e 11 e 12 em Alegrete. As próximas regionais são: Serra (Vacaria – 23 e 24 de setembro), Metropolitana (Porto Alegre – 25 e 26 de setembro) e Vales (Lajeado - 30 de setembro e 1º de outubro).

Gostou? Compartilhe