Cinema gaúcho participa de festivais internacionais

O roteiro começa no Festival Comuna13, que tem temática social e é organizado em universidades e comunidades de Medellín, na Colômbia, até 4 de outubro.

Por
· 1 min de leitura
Animação 'Até que a Sbórnia nos Separe' é uma das produções a serem exibidas em MedellínAnimação 'Até que a Sbórnia nos Separe' é uma das produções a serem exibidas em Medellín
Animação 'Até que a Sbórnia nos Separe' é uma das produções a serem exibidas em Medellín
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Esta semana marca o início do circuito de internacionalização do cinema gaúcho proposto pelo programa RS Criativo. Em uma iniciativa liderada pelo Instituto Estadual de Cinema (Iecine), pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) e pelo APL Audiovisual, o projeto visa posicionar o cinema do Estado em nível mundial, abrindo diferentes mercados para a produção feita no sul do Brasil.

O roteiro começa no Festival Comuna13, que tem temática social e é organizado em universidades e comunidades de Medellín, na Colômbia, até 4 de outubro. O Brasil é o convidado especial do evento, com destaque para as produções gaúchas, dentre as quais se destacam os filmes Referendo, de Jaime Lerner, Até que a Sbórnia nos Separe, de Otto Guerra, Simone, de Juan Zapatta, e Casa Elétrica, de Gustavo Fogassa, além de seis curtas-metragens. 

“A partir de uma chamada pública realizada em maio e junho deste ano, oferecemos uma lista de títulos à curadoria do festival, que se interessou por esses e solicitou outros já reconhecidos naquele país”, explica o diretor do Iecine, Juan Zapata. Além da mostra, será fechado um acordo com o canal local Teleantioquia para aquisição e intercâmbio de produções audiovisuais nos dois países.

As próximas cidades do circuito serão Zacatecas, Monterrey e Cuernavaca (México), Nova York (EUA), Buenos Aires (Argentina), Havana (Cuba) e Nantes (França). Há ainda a expectativa de confirmar outros destinos, proporcionando participação em mercados tão importantes quanto Guadalajara e Ventana Sur, num processo de intercâmbio iniciado no Festival de Cinema de Gramado. Mais informações podem ser obtidas por meio do e-mail [email protected].

Gostou? Compartilhe