A Fepam emitiu sexta-feira (3) a Licença Prévia e de Instalação para Alteração para fabricação de implementos e sistemas automotivos (ampliação) da Randon S/A Implementos e Participações, de Caxias do Sul. Esta licença permite alterações no processo do empreendimento, com inclusão de novos equipamentos. A capacidade produtiva da fábrica não será alterada.
As alterações licenciadas são: automação da etapa de preparação de superfícies através da robotização do jato de granalha, eliminando as etapas de pré-tratamento químico e cura em estufa, anterior à pintura, eliminando a geração de efluentes nesta etapa do processo; desacoplamento do chassi e caixa de carga, visando à otimização dos processos de pintura, ocorrendo a diminuição de resíduos de isolamento e desativação da caldeira a vapor dos processos produtivos, alterando para fonte energética alternativa (gás natural).
A próxima licença a ser solicitada é Atualização da Licença de Operação. A Randon tem uma área construída de 113,7 mil metros quadrados e 5.350 funcionários.