Um contrato firmado entre a Secretaria Estadual da Saúde e o Instituto da Mama do RS (Imama) vai assegurar a realização de 640 mamografias por mês. Os exames serão realizados através do ?Mamamóvel?, caminhão equipado com mamógrafo que circula pelo interior do Rio Grande do Sul, facilitando o acesso das mulheres à mamografia. A iniciativa integra a campanha Outubro Rosa?, que tem como objetivo combater o câncer de mama, bem como conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.
A prestação de serviços de mamografia móvel visa atender às demandas dos municípios na atenção básica em saúde e representará um investimento anual de R$ 345 mil. Os locais e datas para a realização dos exames serão definidos pela Seção de Saúde da Mulher da SES, juntamente com o Imama e as Coordenadorias Regionais de Saúde.
Em todo o mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% do total de novos casos dagnosticados a cada ano. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2014, o Brasil deve registrar 57.120 casos novos de câncer de mama, com um risco estimado de 56,09 casos a cada 100 mil mulheres. No Rio Grande do Sul, este índice chega a 81 casos confirmados para cada 100 mil mulheres e, em Porto Alegre, são registrados 120 casos a cada 100 mil mulheres. Com estes índices, é fundamental desenvolver estratégias para estimular o diagnóstico precoce tanto entre profissionais quanto entre mulheres.
O movimento Outubro Rosa começou nos Estados Unidos. Sendo que o nome foi criado por remeter à cor do laço rosa, que simboliza a luta mundial contra o câncer de mama. O laço foi adotado na década de 1920.