A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil trabalha em conjunto com as coordenadorias municipais para atender as cidades atingidas pelas chuvas da última semana. Sete municípios encaminharam à Defesa Civil o Formulário de Informação de Desastre (Fide), documento necessário para solicitar a homologação da situação de emergência.
As prefeituras de Eldorado do Sul, Getúlio Vargas, Palmeira das Missões, São Luiz Gonzaga, Unistalda, Tupanciretã e Estrela Velha encaminharam à Defesa Civil a ficha que informa desastre. Adjunto da Divisão Central de Operação da Defesa Civil, o major Ben-Hur Pereira da Silva afirmou que os pedidos estão sendo avaliados.
Os temporais que atingiram o Rio Grande do Sul na última semana causaram estragos principalmente na Região Noroeste. Palmeira das Missões foi uma das cidades mais afetadas pelas chuvas. O município contabilizou 1,6 mil residências atingidas pela queda de granizo. Na Fronteira Oeste, em Rosário do Sul, 2 mil casas foram afetadas pela enxurrada e, na Região Central, em Tupanciretã, 320 residências sofreram prejuízos.
Além das residências atingidas, as chuvas intensas provocaram danos em torno de 70% na agricultura e pecuária de São Luiz Gonzaga. Os boletins da Defesa Civil da situação das chuvas podem ser acompanhados no site.
Energia Elétrica
No final da noite de domingo (19), as equipes da Companhia Estadual de Energia Elétrica Distribuição (CEEE-D) concluíram os serviços de recuperação do fornecimento de energia elétrica na área de abrangência da Companhia. O fornecimento de energia elétrica da CEEE segue normal.
Doações
Para ajudar os moradores que tiveram prejuízos em suas residências, a Defesa Civil está recebendo doações em todo o Estado. As pessoas devem procurar a Defesa Civil de cada município para saber a necessidade específica de cada localidade.
A Central de doações da Defesa Civil do Estado, na Capital, também está recebendo doações que podem ser encaminhadas para todos os municípios. A entrega dos donativos pode ser realizada no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), na Avenida Borges de Medeiros, 1501. Informações pelo telefone (51) 3288-6781.
Sete municípios informam situação de emergência
· 1 min de leitura