Durante três dias, extensionistas de Bem-Estar Social da Emater/RS-Ascar estiveram reunidos em uma capacitação sobre Combate às Desigualdades Sociais, realizada na Câmara de Vereadores do município de Machadinho, de 27 a 29 de outubro. Participaram os profissionais que atuam nos 40 municípios que compõem a região administrativa da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo. Entre os tópicos abordados, estiveram gênero e políticas públicas para mulheres trabalhadoras rurais, ações socioassistenciais e a extensão rural, e orientação e elaboração de projetos sociais.
Para as assistentes técnicas regionais Doriana Miotto e Luciana Gobbi, essa capacitação demonstra a valorização e a compreensão da instituição pelo trabalho social, bem como a relevância das ações que vêm sendo desenvolvidas nessa área. Os dias foram preenchidos com apresentações de experiências, trabalhos em grupos, palestras, discussões e reflexões.
O gerente regional, Milton Rossetto, ressaltou a área social, os grandes resultados que se têm alcançado junto a um público diferenciado, que até então, não era atendido pela Emater/RS-Ascar, o da vulnerabilidade social. Rosseto destacou que com políticas públicas fortes e ações que possibilitem o acesso a elas está se conseguindo melhorar a vida de muitas pessoas.
A assistente técnica estadual em Gênero da Emater/RS-Ascar, Magda Tonial, palestrou sobre mulheres rurais e o desenvolvimento, autoestima e cidadania, abordando o histórico da participação da mulher no desenvolvimento rural, o acesso às políticas públicas e questões que precisam avançar, como a autonomia financeira e política das mulheres.
Segundo Magda, as ações de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social objetivam colaborar para a eliminação das discriminações entre os gêneros e trabalhar pela equidade de oportunidades entre as pessoas que vivem no meio rural, com atenção especial às mulheres, buscando a inclusão econômica, social e política. “A realização disso se dá por meio do fortalecimento das suas organizações produtivas e apoio ao acesso às oportunidades de trabalho e renda e da melhoria da qualidade de vida da mulher rural, bem como o exercício pleno da cidadania e de sua autonomia”, explicou.
As participantes também tiveram a oportunidade de ouvir a professora e doutora da Universidade de Caxias do Sul, coordenadora de extensão do curso de Direito, Mara Oliveira, e a assistente social da Emater/RS-Ascar, Isolete Bacca, que falaram sobre ações socioassistenciais e a extensão rural.
Para a extensionista social e chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Cacique Doble, Elenice Poletto Barbieri, toda vez que a instituição capacita seu quadro de técnicos, qualifica o cotidiano do trabalho.
"Esses três dias em que estivemos em Machadinho superaram a expectativa. Além de sanar dúvidas, fomos instigadas a pensar. Quando as informações nos fazem entrar em conflito com aquilo que pensávamos, ali, naquele momento, começa a verdadeira aprendizagem. E foi desse jeito que voltamos para os escritórios municipais, com ideias novas, com conhecimento adquirido e com forças renovadas para trabalharmos com nossos assistidos”, avaliou Elenice.