A proposta das centrais sindicais para o reajuste do salário mínimo regional em 2015 foi apresentada no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS), na manhã desta segunda-feira (10). Representantes da CTB, CUT, Nova Central, UGT, CGTB e Força Sindical entregaram ao secretário-executivo do CDES-RS, Marcelo Danéris, documento com pedido de reajuste de 16% para o próximo ano. A proposta será encaminhada ao governador Tarso Genro nos próximos dias.
"Reconhecemos o esforço do atual governo para a recuperação do salário mínimo regional, como estratégia de desenvolvimento", afirmou o presidente da CTB, Guiomar Vidor. Ele lembrou que, no período de 2011 a 2014, o aumento real acumulado foi de 28,3%. De acordo com o líder sindical, a política de valorização do mínimo gera efeitos positivos para a economia, eleva o poder de consumo dos trabalhadores, incentiva o desenvolvimento e valoriza o trabalho.
Inclusão de novas categorias para o recebimento do piso, alterações de faixas para categorias já incluídas e a solicitação de que o mínimo regional passe a vigorar em 1º de janeiro de 2015 também foram demandas apresentadas pelos sindicalistas.
Após receber as reivindicações das centrais, o secretário-executivo do CDES-RS, Marcelo Danéris, reiterou o compromisso do Governo do Estado com a classe trabalhadora. "Enquanto formos governo, manteremos nossa política de valorização do salário mínimo regional, como uma ferramenta estratégica de desenvolvimento e distribuição de renda", explicou.
Desde o início do atual governo, a política de valorização do salário mínimo regional teve o Conselhão como ambiente de diálogo para a sua implementação. Em 2011, 2012 e 2013, os índices de reajuste para o piso foram propostos pelo Executivo com base em amplo processo de negociação entre as centrais sindicais e as federações empresariais. Atualmente, o salário mínimo regional no RS representa 20% acima do salário mínimo nacional, no valor de R$ 868,00 (faixa 1), contemplando cerca de 1,1 milhão de trabalhadores.
Centrais sindicais apresentam proposta de reajuste ao salário mínimo regional no Conselhão
· 1 min de leitura