A segunda edição do Passeio Ciclístico da Emater/RS-Ascar ocorreu neste domingo (9), junto com o lançamento do XIII Seminário Internacional e o XIV Seminário Estadual sobre Agroecologia, a serem realizados em Porto Alegre, no final deste mês. O passeio, que contou com a participação de 35 ciclistas, teve saída e chegada no Escritório Central da entidade, na Capital.
O percurso, de cerca de seis quilômetros, foi pelos bairros Menino Deus e Praia de Belas. Em seguida, os ciclistas inscritos participaram do sorteio de um brinde (composto por capacete, luvas e garrafa de água para a bicicleta). O ganhador foi João Vitor Benicá, de 10 anos.
Na hora da inscrição, foram distribuídas camisetas aos participantes, que doaram dois dois quilos de alimentos não perecíveis. O relações públicas da entidade e um dos organizadores do passeio, Mateus Oliveira, explica a ação: “Além de ser um evento que beneficiará uma entidade assistencial, nada melhor que a doação de alimentos justamente neste Ano Internacional da Agricultura Familiar, responsável por 70% da produção de alimentos”. Os 70 quilos arrecadados serão doados a uma entidade ainda a ser definida.
Antes de iniciar o passeio, o diretor técnico da Emater/RS-Ascar e presidente da comissão organizadora dos dois seminários de agroecologia, Gervásio Paulus, fez o lançamento dos eventos que serão realizados de 26 a 28 de novembro, no auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa. Os seminários serão subdivididos em quatro eixos temáticos: Processo de Organização; Produção; Comercialização e Consumo.
O lançamento dos seminários de agroecologia foi realizado na abertura do Passeio Ciclístico porque a Emater tem como foco de suas ações a sustentabilidade ambiental e a preservação dos recursos naturais. “Estimular a bicicleta como meio de transporte, reduzindo a emissão de gases poluentes na atmosfera, vai ao encontro da atuação extensionista e da promoção de uma cidade mais sustentável”, afirmouPaulus.
Ele acrescentou ainda que, há dois anos, foram instalados chuveiros e armários nos banheiros e disponibilizado um bicicletário aos empregados. “É função dos gestores proporcionar as condições adequadas para aqueles que desejam se locomover utilizando a bicicleta” explicou Paulus.