Detran/RS lança publicação científica sobre trânsito e mobilidade

A Revista da Escola Pública de Trânsito do Detran/RS surge com o objetivo de promover e fomentar a produção do conhecimento na área

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com a reunião inaugural do Conselho Editorial, o Detran/RS lançou nesta quinta-feira (20), a primeira publicação científica periódica especializada em trânsito e mobilidade do Estado. A Revista da Escola Pública de Trânsito do Detran/RS surge com o objetivo de promover e fomentar a produção do conhecimento na área. A publicação já está recebendo contribuições de artigos através do Portal.

Na oportunidade, o diretor-geral Leonardo Kauer falou da criação de um ambiente propício à reflexão sobre o trabalho realizado na autarquia e da necessidade de um esforço continuado, que propicie acúmulo de experiência. Acrescentou a vocação da administração para a atividade extensionista e a valorização dos servidores, estimulando seu protagonismo e proatividade. Citou como exemplo disso cursos de pós-graduação, cujos trabalhos de conclusão, transformados em artigos, poderão ser publicados na revista da EPT.

Para o chefe da Divisão de Educação, Maximilian Gomes, é fundamental a aproximação entre trabalho técnico e academia, permitindo a partir disso pautar ações que integram essas duas dimensões, uma qualificando a outra. Com a edição da revista, o Detran/RS busca disseminar conhecimento resultante de trabalhos técnico-científicos originais na área de trânsito e mobilidade, hoje disperso em diversas fontes. O material servirá de subsídio para o enfrentamento desses que estão entre os problemas mais desafiadores do nosso tempo.

A revista será quadrimestral, com edições impressa e eletrônica, e reunirá artigos científicos que têm origem em trabalhos analíticos ou de revisão, por sua vez resultantes de pesquisas bibliográficas ou de campo sobre trânsito e/ou mobilidade. Os textos serão divididos em sete linhas editoriais: educação, políticas públicas, estatística, saúde, psicologia, engenharia, gestão e planejamento urbano.

Gostou? Compartilhe