Campanha contra a Aids é lançada no Estado

Nesta segunda-feira, 1º de dezembro, é o Dia Mundial de Luta contra Aids

Por
· 1 min de leitura
Testagem rápida já está disponível na maioria dos postos de saúdeTestagem rápida já está disponível na maioria dos postos de saúde
Testagem rápida já está disponível na maioria dos postos de saúde
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Para marcar o 1º de dezembro - Dia Mundial de Luta contra Aids - a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul lançou uma campanha para incentivar o teste de HIV e frear o crescimento da doença entre os gaúchos. Com o conceito "desconhecimento mata mais que Aids", o objetivo da campanha é reforçar a ideia de que ignorar a doença é perigoso, pois retarda o tratamento e aumenta o risco de transmissão.

A incidência da Aids no Rio Grande do Sul é a maior do país há oito anos. Além do estímulo ao uso do preservativo - foram distribuídos mais de 33 milhões de unidades em inúmeras atividades públicas realizadas ao longo de 2014 - a estratégia do governo estadual para enfrentamento à epidemia aposta na ampliação do acesso ao teste rápido para detecção do HIV.

O exame foi implementado em 2009 no Brasil, mas só começou a ser aplicado de forma mais efetiva em solo gaúcho a partir de 2012. Este atraso contribuiu para o alto índice de contaminação do vírus no Estado, já que pelo método tradicional, o prazo de espera chegava a 30 dias e a pessoa precisava retornar à unidade básica de saúde para obter o resultado, o que provocava a desistência de muitos pacientes. O teste rápido é seguro e sigiloso. Realizado a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo, o resultado sai em cerca de vinte minutos e é comunicado diretamente por um profissional capacitado.

Atualmente o Rio Grande do Sul já possui uma eficiência três vezes maior neste tipo de exame que o resto do país, oferecendo o serviço em unidades básicas de saúde de 334 municípios e em 77 Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs). Cerca de 61% das pessoas que chegam a um posto de saúde em busca do teste rápido podem realizá-lo na hora. O objetivo da Secretaria de Saúde é que o teste esteja disponível em todas as unidades básicas. O Estado também se impôs como meta testar todas as gestantes gaúchas durante o pré-natal para proteger seus bebês.

(Informações: www.rs.gov.br)

Gostou? Compartilhe