Balada Segura chega a Caxias do Sul

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O dia 02 de agosto marca a chegada da Balada Segura a mais um município do Estado. Caxias do Sul passa a ser o 26º município a implantar o programa que está ajudando a reduzir os acidentes no Rio Grande do Sul. A assinatura do convênio entre prefeitura municipal e Detran/RS acontece às 11h, na Prefeitura (Rua Alfredo Chaves, 1333 ). Além do diretor-geral adjunto da Autarquia, Denílson da Silva, e do prefeito Alceu Barbosa Velho, estarão presentes representantes da Brigada Militar, da Polícia Civil e da Polícia Rodoviária Federal.

Além das blitze de fiscalização, a Balada Segura conta com um componente educativo. Comitês municipais reunindo todas as esferas de governo e sociedade civil organizada estão sendo criados nas cidades que adotaram o programa, para ampliar o trabalho da fiscalização. 

Com esse objetivo, na última quinta-feira (27), o Detran reuniu a comunidade caxiense para uma reunião de sensibilização, quando foram apresentados a Balada Segura, suas metas e os resultados já conquistados. O trabalho de imersão buscou engajar a comunidade para constituir o Comitê Municipal da Balada Segura, que terá a incumbência de desenvolver ações educativas paralelas às blitze de fiscalização. 

Sobre a Balada Segura 

A Balada Segura é uma parceria estabelecida entre prefeituras e Governo do Estado, por meio de Detran, Brigada Militar, Polícia Civil e Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito. Consiste em uma ampla ação de mobilização em defesa da vida, e atua através de blitze de fiscalização com foco na embriaguez ao volante e ações de educação promovidas pelo Detran e pelos comitês municipais constituídos especialmente para isso.

Iniciada como projeto piloto em Porto Alegre em 04 de fevereiro de 2011, a Balada Segura já ocorre em 25 municípios de diversas regiões do Estado. As blitze de fiscalização e as ações paralelas que compõem a Balada Segura tem contribuído para a redução de acidentes no Estado.

Gostou? Compartilhe