O Rio Grande do Sul conta oficialmente com 804 espécies de sua flora ameaçada de extinção. É o que indica a Reavaliação da Lista da Flora Ameaçada de Extinção do RS, trabalho coordenado pela Fundação Zoobotânica (FZB) com o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), cuja versão final foi homologada por portaria no dia 2 de dezembro.
A lista substitui a listagem de espécies ameaçadas elaborada em 2002. Segundo informação da FZB, 1.245 espécies foram analisadas por 77 especialistas vinculados a 27 instituições.
O resultado parcial passou por uma consulta pública entre agosto e setembro, culminando as 804 espécies enquadradas em uma das três categorias de ameaça: vulnerável; em perigo; e criticamente em perigo.
A Reavaliação da Lista de Espécies da Flora Ameaçada de Extinção garante qualidade para a gestão ambiental do Estado, indicando as fragilidades do meio ambiente e, ao mesmo tempo, a necessidade de políticas públicas para conservar, através do licenciamento, a flora nativa estadual.
Veja a listagem completa no site da Sema.