O valor da ludicidade

Seminário Internacional trata da importância das brincadeiras para desenvolvimento das crianças

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) promove nos dias 16 e 17 deste mês o XI Seminário Internacional da Primeira Infância. As atividades serão realizadas no Centro de Eventos do Plaza São Rafael, em Porto Alegre. Nesta edição, o tema adotado foi uma frase do escritor gaúcho Mário Quintana: “As crianças não brincam de brincar. Brincam de verdade.” O seminário contará com palestrantes nacionais e internacionais referências no assunto, que abordarão questões como investimento, pesquisas e experiências de sucesso na área.

O evento tem o objetivo de mobilizar a sociedade para a importância da atenção nos primeiros anos de vida, proporcionando às gestantes e crianças, juntamente com suas famílias, atividades lúdicas, artísticas e culturais, bem como informações e serviços na área do desenvolvimento infantil e da saúde (v. programação no anexo).

O Seminário é uma oportunidade para formação, aprimoramento e troca de experiências para visitadores do programa Primeira Infância Melhor (PIM), agentes comunitários de saúde, profissionais da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e equipes de Atenção Básica, entre outros profissionais, principalmente os envolvidos com ações de puericultura (cuidados com o bebê), Rede Cegonha/PIM e defesa e garantia de direitos das crianças.

Foram convidados também profissionais e estudantes das áreas biológicas, humanas e sociais, além de membros das equipes técnicas do Rede Cegonha/Primeira Infância Melhor, como Grupo Técnico Estadual (GTE), Grupos Técnicos Municipais (GTM) e Monitores. As inscrições para o encontro já foram encerradas.

Na oportunidade, serão realizados painéis, rodas de conversa, mostra de produção local e espaços interativos e de debates voltados ao tema. Paralelamente, também ocorrem o IV Encontro Estadual de Visitadores Domiciliares e o IV Fórum Estadual de Saúde da Mulher. Também será entregue o Prêmio Salvador Célia, que este ano agraciará, com um troféu, vídeos que retratem experiências criativas de visitadores e agentes comunitários de saúde.

Política pública pioneira no Brasil, o Primeira Infância Melhor (PIM) foi implantado em 2003 e tornou-se Lei Estadual em 2006. É uma ação transversal de promoção do desenvolvimento na primeira infância e fortalecimento da Atenção Básica em Saúde. Desenvolve-se através de visitas domiciliares e comunitárias realizadas semanalmente a famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, visando o fortalecimento de suas competências para educar e cuidar de suas crianças. Tem como objetivo orientar as famílias, a partir de sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças, desde a gestação até os seis anos de idade.

O PIM já está implantado em 268 municípios gaúchos, através de 2.753 visitadores, que atendem cerca de 55.060 famílias, beneficiando 8.259 gestantes e 60.566 crianças. O RS possui, ainda, 9.649 agentes comunitários de saúde presentes em 464 municípios gaúchos. Já a Estratégia de Saúde da Família está em 459 municípios, com 1.658 equipes implantadas.

Gostou? Compartilhe