Telecentros levam inclusão digital ao interior do Estado

Além dos núcleos para acesso à internet, o Programa RS Mais Digital trabalhou a formação em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)

Por
· 4 min de leitura
Durante operação Verão Numa Boa, telecentros foram instalados no litoral gaúchoDurante operação Verão Numa Boa, telecentros foram instalados no litoral gaúcho
Durante operação Verão Numa Boa, telecentros foram instalados no litoral gaúcho
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um dos programas inovadores instituídos durante o governo Tarso Genro é o RS Mais Digital, que levou acesso gratuito à internet para o interior do estado, com a instalação de telecentros. Outro destaque do programa são os Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC), que combinam a recuperação de equipamentos de informática com a qualificação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social, além de promover um destino sustentável para os resíduos eletrônicos. Até outubro de 2014, foram instalados 156 telecentros, destes 41 foram temporários, sendo 29 no Verão numa Boa. O primeiro Telecentro Binacional da América Latina, inaugurado no município de Santana do Livramento, uma iniciativa inédita e marcou a integração das redes de telecomunicação entre Brasil e Uruguai.

“Nosso foco é levar banda larga e internet a telecentros e prefeituras das regiões mais distantes e mais pobres, onde as empresas de telefonia não têm interesse comercial. O acesso à internet tem impacto sobre a empregabilidade, sobre a renda de quem está ocupado, amplia a igualdade de oportunidades, melhora a rentabilidade escolar, e finalmente permite acesso aos serviços públicos e a dados de Governo. Pertencer à chamada sociedade da informação tem um impacto direto no bem-estar da população e na percepção de sua cidadania", explica a coordenadora da Assessoria de Inclusão Digital do Gabinete do Governador, Vera Spolidoro.

Além dos núcleos para acesso à internet, o Programa RS Mais Digital trabalhou a formação em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC); a atualização ou incremento tecnológico de órgãos públicos; e a promoção e divulgação de outras políticas públicas de inclusão digital e desenvolvimento social e cultural. O coordenador adjunto, Gérson Barrey, ressalta que todos os telecentros foram implantados em colaboração com escolas estaduais, prefeituras ou instituições da sociedade civil. Dentro do programa está o Telecentro Binacional em Santana do Livramento com a participação da Prefeitura Municipal de Santana do Livramento e dos Governos Federais do Brasil e Uruguai. "Queríamos fazer com que os telecentros efetivamente mudassem a vida das pessoas e dentro das nossas possibilidades e tempo de trabalho, conseguimos", afirma Barrey.

O Centro de Recondicionamento de Computadores do RS Mais Digital de Viamão é um exemplo de estrutura que o governo Tarso deixa de legado. “ É uma ação importante, na medida em que forma jovens da periferia de Viamão em software e hardware e permite reaproveitar computadores e impressoras que de outra forma seriam descartados, direcionando-os para Telecentros. Nesse período, foram formados cerca de 2.300 jovens. Um grupo decidiu pela formação de uma empresa em cooperativa, que já oferece serviços na área de Tecnologia da Informação", destaca Vera Spolidoro.

Telecentro Binacional em Santana do Livramento

O primeiro Telecentro Binacional da América Latina inaugurado no município de Santana do Livramento foi uma iniciativa inédita e marcou a integração das redes de telecomunicação de Brasil e Uruguai, assim como o início de um trabalho cooperado na área de Inclusão Digital. Com o objetivo de proporcionar ao Estado uma rede de alta velocidade, serviços de transmissão de voz, dados e imagem com qualidade.

Foram disponibilizados 20 computadores com configuração especial, permitindo que fossem utilizados por cidadãos dos dois países. As máquinas também foram configuradas com padrões de acessibilidade para os portadores de deficiência visual.

O Telecentro Binacional faz parte do RS Mais Digital, consolidando-se como um projeto da Secretaria de Comunicação e Inclusão Digital (Secom) e da PROCERGS, em parceria com entidades como a Eletrosul, Telebras, CEF, Banrisul e ANTEL (empresa de telecomunicação do Uruguai). Conta com o apoio também do Ministério das Comunicações e sua secretaria executiva, da Prefeitura de Livramento e Intendência de Rivera, e órgãos como a Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

Verão numa Boa Mais Digital

No âmbito do programa Verão Numa Boa, foi realizada a ação Verão Numa Boa Digital, que instalou telecentros com zonas de wifi livre, abrangendo o Litoral Norte e a Costa Doce.

Nas três edições do projeto tivemos a seguinte abrangência:

ANO - TELECENTROS

Verão 2011/2012 - 01 telecentro

Verão 2012/2013 - 10 telecentros

Verão 2013/2014 - 19 telecentros

Verão 2014/2015 - 09 telecentros

Este projeto foi realizado em parceria com as Prefeituras a Secretaria de Turismo de Estado, a Procergs e a Empresa OI Telecom.

Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) 

O Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) é uma instalação produtiva/educacional que combina a recuperação de equipamentos de informática com a qualificação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social, além de promover um destino sustentável para os resíduos eletrônicos resultante do processo de recondicionamento.

O CRC está integrado à política de Inclusão Digital do Governo e viabiliza o cumprimento dos Decretos 49.408 de 26 de julho de 2012 e 49.748 de 26 de outubro de 2012. Esses estabelecem normas sobre o reaproveitamento, pelo Programa RS MAIS DIGITAL, de bens de informática classificados como inservíveis no âmbito da Administração Pública Estadual.

Centro de Recondicionamento de Computadores do RS Mais Digital de Viamão:

Inicialmente foi um projeto patrocinado pelo BANRISUL. Em agosto de 2014 o Governo do Estado através da Casa Civil e Assessoria de Inclusão Digital do Gabinete do Governador, firmou Convênio com a Rede Marista de Comunicação e Inclusão Digital, Vera Spolidoro e presidente do Banrisul, Túlio Solidariedade(SOME). Fica localizado na Av Senador Salgado Filho (ERS 040), nº 8.000, Bairro Querência.

De maio de 2013 a outubro de 2014 foram obtidos os seguintes resultados: 1.300 computadores disponibilizados para uso em ações de inclusão Digital; 1.100 jovens realizaram o curso de Informática Básica; 130 jovens realizaram o curso de Hardware; e

60 jovens realizaram o curso de Software.

Esse centro de recondicionamento possui dois ônibus que percorre as zonas carentes de Viamão e possibilitam jovens aprender sobre informática básica.

 Site: http://www.rsmaisdigital.rs.gov.br

Gostou? Compartilhe