O temporal que atingiu a Região Metropolitana de Porto Alegre na noite de ontem deixou um rastro de estragos. Na manhã deste domingo (21), porém, os moradores começaram a trabalhar na reconstrução do que foi atingido pela chuva ou pelo forte vento, que em alguns pontos chegou a 129km/h.
Em Esteio, a estimativa da Defesa Civil é de que pelo menos 20 mil pessoas tenham sido afetadas pelo temporal, seja pelos prejuízos causados pelo vento forte ou pela falta de água ou de luz. A cidade, que fica na região metropolitana de Porto Alegre, tem 86 mil habitantes. Somente na noite de ontem, o órgão registrou danos a 60 residências, atendendo a chamados em razão de destelhamentos e quedas de árvores.
Além disso, assim como em Esteio, quedas de árvore, destelhamento de casas e danos na rede elétrica foram registrados também em municípios do centro do Estado e da Fronteira Oeste. A CEEE não soube informar o número de clientes que continuam sem luz na manhã deste domingo. Segundo a assessoria da companhia, os maiores estragos deixados pela chuva foram na zona norte de Porto Alegre, em Alvorada, Viamão e Eldorado do Sul.
Previsão
A chuva persiste no Estado neste domingo (21), pricipalmente nas regiões do Alto Vale do Uruguai, Missões, Depressão Central e Campanha, onde devem ocorrer os maiores volumes de chuva. A temperatura mínima deve ficar em torno de 17°C na Serra do Nordeste, e a máxima será em torno de 29°C na região das Missões.