Defesa Civil distribui kits para atingidos pela chuva

Até a metade da tarde de domingo (21), não foi possível fazer uma estimativa de atingidos

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Defesa Civil do Estado foi acionada por dois municípios que solicitaram kits dormitório para habitantes cujas casas foram destelhadas pelo temporal que se iniciou na noite de sábado (20): Minas do Leão e Santana do Livramento. Os kits são compostos de colchão, travesseiro e roupa de cama.

Segundo o subchefe da Defesa Civil, coronel Ederson Carlos Franco da Silva, a situação mais grave é na Fronteira Oeste, onde também estão sendo distribuídas lonas para cobrir residências atingidas. “Estamos em contato com todos os demais municípios para ver no que é possível auxiliar”, explica.

O coronel monitora também a situação em Esteio, onde houve grande incidência de destelhamentos. “Mas não foi necessária nenhuma ação do Estado, pois a coordenadoria municipal está dando solução até o momento”, elogia.

 

Decretos de emergência devem estar prontos na segunda

Até a metade da tarde de domingo (21), não foi possível fazer uma estimativa de atingidos, pois há alguns municípios sem contato telefônico. “Neste caso, as coordenadorias regionais enviam equipes para fazer o levantamento no local”, complementa o coronel Ederson.

A expectativa da Defesa Civil é que já na segunda-feira (22), os decretos de situação de emergência sejam homologados. Com isso, as prefeituras podem acessar recursos especiais para desenvolver ações de recuperação no município.

CEEE trabalha para reestabelecer serviços

O temporal provocou estragos e danificou diversos equipamentos da CEEE Distribuição. Após mais de 15 horas de trabalhos intensos e ininterruptos, ainda há uma série de postes caídos, alimentadores com defeito, redes rompidas e estruturas que precisam de reparos.

Até o início da tarde de domingo, pelo menos 35 mil clientes ainda estavam com o serviço interrompido em função dos efeitos do vendaval.

As rajadas de vento, que chegaram a alcançar 129 km por hora, atingiram de forma mais intensa as regiões Metropolitana, da Campanha e proximidades de Camaquã. Na região Metropolitana, as cidades com maior número de ocorrências são Porto Alegre, Viamão, Alvorada e Eldorado do Sul.

Força tarefa para recuperar Parque Assis Brasil

No Parque Assis Brasil houve avaria total do Pavilhão dos Caprinos, destelhamento de 70% do Pavilhão do Cavalo Crioulo, danos graves no Restaurante Internacional. Na área privada, prejuízos em diversas edificações, dentre elas Gerdau, Casa da Band e Grupo Sinos.

A direção do Parque irá solicitar ajuda à Secretaria de Obras Públicas do Estado - SOP - para os necessários laudos. "Vamos fazer todos os esforços para resolver os problemas. Se necessário for, a atual direção se propõe a permanecer no Parque para entregar o espaço em boas condições à nova direção, ainda não indicada pelo novo governo", informa o subsecretário do parque, Adeli Sell.

Gostou? Compartilhe