O secretário de Infraestrutura e Logística, João Victor Domingues, diretores e equipe técnica da Seinfra, apresentaram, nesta terça-feira (23), um balanço do Plano Estadual de Logística e Transporte (PELT) ao futuro titular da pasta de Transportes do Estado, Pedro Westphalen.
A reunião marca a transição entre as duas gestões. “Recebo o futuro secretário com a cordialidade que sempre tivemos e apresento um resumo deste plano que é da maior relevância, pois é um programa de Estado e não de governo”, assinalou o atual secretário.
João Victor destacou a importância do PELT como ferramenta de gestão e planejamento. Através dele, será possível obter e processar dados, que servirão de baliza para uma constante readequação as políticas do Estado em logística de transportes, trazendo eficiência para a aplicação dos recursos públicos e reduzindo custos logísticos dos empreendedores.
“Com o planejamento adequado, o Executivo poderá tomar ações mais rápidas, eficazes e consequentemente com enormes ganhos, não só para o Estado, mas para a economia e o desenvolvimento gaúcho como um todo”, explicou.
Ao ser implantado, o PELT vai fornecer um mapeamento completo dos fluxos de cargas nos diferentes modais, em todo o Estado, em tempo real, permitindo ações imediatas, como, por exemplo, a necessidade de investimentos em determinada via por conta aumento de fluxo, ou a maior atenção ao modal hidroviário frente seu crescimento acelerado mediante o Polo Naval. O objetivo final é priorizar a integração e o equilíbrio modal.
O cronograma de trabalho do plano prevê a elaboração de diagnóstico dos modais, estudos socioeconômicos para a elaboração de cenários e zoneamentos do tráfego e do transporte de cargas. Para isso, além dos pesquisadores, o Estado instituiu um conselho que reúne órgãos de governo, universidades e entidades da sociedade civil para debater as ações.
Transição de alto nível
A apresentação do balanço do PELT foi coordenada pelo representante do Consórcio STE/SD/Dynatest, Sérgio Luiz Klein que destacou o alto nível do encontro.
“O que estamos assistindo aqui é uma transição republicana e de alto nível. Parabenizo os dois secretários por este momento que demonstra o compromisso e a importância da continuidade desta ferramenta de gestão para o desenvolvimento do Estado”, destacou Klein.
Pedro Westphalen agradeceu a disponibilidade da equipe que o recebeu. “Agradeço a atenção de todos. Estamos aqui como ouvintes e a nossa intenção é valorizar o que foi feito e planejar o futuro”.