Desde 2011, mais de um milhão e seiscentas mil pessoas que não eram assistidas pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) passaram a contar com as visitas domiciliares das equipes no Rio Grande do Sul.
Neste período, os municípios gaúchos implementaram 494 novas equipes, somando 1.704 equipes em atuação, o que elevou a cobertura do serviço de 35% para 50,33% da população. A estratégia está presente em 465 municípios.
O Programa Mais Médicos, do Governo Federal, está impulsionando esta ampliação. Com 1.081 profissionais do programa trabalhando no RS, estima-se que a cobertura da ESF atingirá o patamar de 64% da população, com a finalização da habilitação de todas as novas equipes que serão viabilizadas a partir do Mais Médicos.
Enquanto isso, os profissionais do programa que ainda não integram equipes de ESF atuam nas Unidades Básicas de Saúde.
Outro fator que estimulou o aumento e a qualificação da ESF foi o crescimento do financiamento do Governo do Estado para os municípios desenvolverem a estratégia.
A partir da consolidação do índice de 12% em aplicações na Saúde, o Executivo ampliou os repasses para os municípios investirem em Atenção Básica. Criou incentivos financeiros para aumentar o número de profissionais das equipes, garantiu veículos para facilitar o trabalho, informatizou as unidades e incentivou a implantação de equipes em territórios quilombolas, por exemplo.
Com informações do governo do estado