A instituição da Secretaria de Comunicação na gestão do governador Tarso Genro consolidou canais de relacionamento com a sociedade, implantou publicações inovadoras e priorizou a produção de conteúdo regionalizado.
"Trabalhamos com uma ênfase multidisciplinar, em espaço próprio, onde atuamos com equipe de relações públicas, publicidade e jornalismo”, explica o secretário de Comunicação, Marcelo Nepomuceno.
Uma das grandes novidades se deu nas redes sociais, onde as páginas do Governo do Estado tornaram-se as de maior adesão no país, com mais de 130 mil seguidores somente no facebook.
“Tivemos condições de modernizar o diálogo entre governo e sociedade, sobretudo através da internet e das redes sociais", completa Nepomuceno.
Neste sentido, o portal do Governo do Estado teve papel relevante e sua renovação, nos primeiros meses de 2014, apresentou ao cidadão uma interface completa para atender as demandas da sociedade.
A nova página facilita o acesso do usuário às ações do governo sem reduzir o espaço para a produção jornalística da assessoria de comunicação.
Também focando na rede, a Secom lançou o Estrada Aberta, uma produção multimídia exclusiva para web, com formato e linguagem inovadoras na apresentação das realizações do Governo pelo território gaúcho.
Conteúdo regionalizado foi marca da gestão
Ainda no setor de jornalismo, foi lançada a primeira revista de bordo de um governo estadual, por meio de parceria com a Associação dos Transportadores Intermunicipais (RTI).
A publicação Na Janela, de conteúdo leve e informativo, apresentava o Estado, as peculiaridades regionais, suas atrações turísticas e possibilidades de investimento.
Além de manter uma redação para cobertura permanente das agendas de interesse público, a Secom instituiu um núcleo de produção de conteúdo regionalizado, dirigido a identificar os impactos das políticas públicas nos municípios.
Outra novidade foi a relação com os veículos comunitários do Rio Grande do Sul, que ganharam uma coordenação específica dentro da pasta.
Um exemplo foi a distribuição do programa Mateando com a Comunidade para mais de 80 rádios comunitárias do Estado. Assim, semanalmente essas emissoras recebiam o programete de 5 minutos para veicular em seus canais.
Ações do governo mais acessíveis ao interior do Estado
Outra parceria de destaque foi feita com a Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão (Agert) na distribuição de conteúdos jornalísticos do Governo do Estado, entre eles o programa Mateando com o Governador.
Segundo a diretora de Comunicação Criativa da Secom, Marta Dueñas, o programa chegou a 230 rádios de todos os portes no Rio Grande do Sul, em especial às pequenas emissoras, aproximando secretários e o governador dos ouvintes.
“Essa parceria possibilitou também aprimorarmos o mapeamento do plano de mídia do governo e, assim, o compartilhamento das ações de publicidade foi democratizado: o Governo se tornou mais acessível ao interior”, acrescenta Marta.
No setor publicitário foram construídas campanhas especiais em mídias não tradicionais, com ampliação dos meios atingidos: filmes exclusivos para web, lançamento de VTs em cinema, ações de relacionamento e mídia externa.
Esta orientação conceitual resultou no reconhecimento de algumas campanhas, como a de Volta às aulas, Viagem Segura do Detran e a Semana da Democracia.
Durante o atual mandato, além do secretário Marcelo Nepomuceno, que entrega a gestão, foram comandantes da pasta o jornalista João Ferrer e a jornalista Vera Spolidoro, secretária de Comunicação do governo Tarso Genro durante os dois primeiros anos do mandato.