O secretário da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe), Carlos Luiz Rohr, ressaltou a importância de estimular a produção e o consumo de bens e serviços oferecidos pela economia solidária em espaço físico próprio, ao inaugurar, na manhã desta terça-feira (30), a loja de alimentação e agricultura familiar, estabelecida na Casa de Economia Solidária de Porto Alegre.
O titular da Sesampe observou que reconhecimento e espaço o segmento já havia conquistado. "A conquista de um espaço físico, de um ponto de venda em área central de Porto Alegre, vem para complementar e identificar os empreendimentos solidários e da agricultura familiar", assinalou Rohr. A loja, que abriga 50 empreendimentos da agricultura familiar urbana e rural e 10 empreendimentos da economia solidária, objetiva incentivar a produção e comercialização de produtos desses segmentos, contribuindo para o aumento da renda dos agricultores e trabalhadores da economia solidária.
Aos frequentadores do espaço, serão oferecidos pães, cucas, queijos, salames, geleias, entre outros produtos oriundos de agroindústrias e empreendimentos de alimentação.Na oportunidade, foi realizado o ato de colocação de placas com os nomes dos auditórios da Casa de Economia Solidária, instalados nos seis pavimentos do prédio: Autogestão, União e Solidariedade, Cooperação e Sustentabilidade, Coletividade, Democracia Econômica e Gestão Compartilhada. Nos espaços serão alocadas as políticas públicas de formação, qualificação, finanças e acesso ao sistema nacional de comércio justo e solidário.
O projeto de instalação das Casas de Economia Solidária no Rio Grande do Sul tem coordenação da Sesampe, em parceria com o Conselho Estadual de Economia Solidária (Cesol) e o Fórum Gaúcho de Economia Popular e Solidária (Fgeps). A ação tem como finalidade qualificar os empreendimentos solidários do Estado e possibilitar um espaço de capacitação e comercialização desse segmento.
Ao participar da cerimônia, a diretora do Departamento de Incentivo e Fomento à Economia Solidária (Difesol) da Sesampe, Nelsa Nespolo, também destacou a importância dessa iniciativa, que reúne em um mesmo espaço empreendimentos urbanos e rurais. A Casa de Economia Solidária de Porto Alegre está localizada na Rua Vigário José Inácio, 303, no centro da Capital. No início deste mês, foi inaugurada a loja de produtos artesanais e de confecções da economia solidária, que abriga 27 empreendimentos.
As outras seis casas da Economia Solidária estão instaladas nos municípios de Pelotas (Rua Lobo da Costa, 1274), Santana do Livramento (Rua Rivadavia Correa, 60), Sapucaia do Sul (Av. Leônidas de Souza, 957), Santa Maria (Rua Heitor Campos, s/n), Alegrete (Praça Getúlio Vargas, 46) e Novo Hamburgo (Rua João Aluysio Allgayer, 1625).