Nem bem se encerrou a operação de Natal, os órgãos de trânsito iniciaram, à zero hora desta terça-feira (30), a Viagem Segura de Ano-Novo. Para prevenir acidentes nesta virada do ano, quando o movimento deve ser novamente intenso nas estradas, a fiscalização foi reforçada e uma forte campanha de mídia está nas ruas. A operação de Ano-Novo se estende até o próximo domingo (4).
No feriado de Natal, as polícias registraram mais de 18 mil infrações de trânsito. A fiscalização está dando especial atenção para a questão da alcoolemia. Foram aplicados, na última Operação Viagem Segura, mais de 3,7 mil testes de etilômetro. Apenas 4% resultaram em infrações por embriaguez, percentual menor do que em 2013, quando 11% dos testes foram positivos.
Feriadão de Ano Novo
Nos feriadões de Ano-Novo dos últimos sete anos, a média diária de mortes foi de 5,0, menor que a média geral de mortos por dia em feriados, que foi de 6,5. Em 2013, foram 25 mortes no trânsito nos seis dias de feriado (média de 4,2 mortes/dia).
A Operação Viagem Segura tem como principais parceiros a Brigada Militar e o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Detran/RS e Polícia Civil. Também colaboram órgãos municipais de trânsito e Famurs.