EGR encerra 2014 com 415 quilômetros recuperados

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A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) vai encerrar 2014 com a recuperação de cerca de 415 quilômetros de estradas. As rodovias que mais receberam obras de restauro são a RSC-287, que cruza o Estado de leste a oeste; a ERS-122, que liga a cidade de Portão a Antônio Prado, na Serra; a RSC-453, que conecta Venâncio Aires à Serra; e a ERS-040, que liga a Capital ao Litoral Norte. Ao todo, a EGR administra cerca de 950 quilômetros de rodovias gaúchas e 14 praças de pedágio.

Além do restauro do asfalto, a empresa concluiu importantes obras durante o ano e também abriu licitações para futuros investimentos em 2015. O destaque para o ano que se inicia é o contrato para a duplicação de um trecho da RSC-287 (com a construção de um viaduto em Santa Cruz do Sul), além da conclusão da construção de trevos de acesso a algumas cidades do Estado.

Confira mais informações sobre contratos assinados, obras concluídas e outros investimentos:

- Duplicação de trecho da RSC-287 em Santa Cruz do Sul

A EGR encerrou o ano de 2014 com a assinatura de um contrato para uma importante obra para os moradores de Santa Cruz do Sul e cidades vizinhas: a duplicação de quatro quilômetros da RSC-287 com a construção de um viaduto no acesso urbano do município. O contrato, que tem vigência de 12 meses, tem um valor de pouco mais de R$ 22 milhões. Essa quantia será paga com a arrecadação do pedágio de Venâncio Aires. O trecho a ser duplicado está localizado entre os quilômetros 97 e 102 da rodovia. A ordem de início de serviço foi dada no dia 30 de dezembro.

- Construção de duas novas faixas na ERS-040
A EGR ampliou a capacidade da ERS-040, rodovia que liga a Capital ao Litoral Norte do Estado. A estrada recebeu duas novas faixas, uma em cada sentido, em uma extensão de 18 quilômetros, em Viamão. A construção das duas novas faixas está incluída nas obras de restauro de recuperação da rodovia, que têm um valor total de R$ 22,6 milhões, a ser pago com os recursos do pedágio do município.

- Construção de ciclovia em Rolante
Desde outubro, a EGR está construindo uma ciclovia em Rolante, na ERS-239. A ciclovia, que terá 3,7 quilômetros de extensão, está localizada no trecho da rodovia entre a Escola Municipal Farroupilha e o final do calçamento da zona urbana de Rolante. A obra custará ao todo R$ 1,788 milhão, e será custeada com a arrecadação do pedágio de Campo Bom.

- Construção de passarela em Parobé
Em abril de 2014, a EGR inaugurou uma passarela sobre o quilômetro da ERS-239, em Parobé. A obra, custeada com os recursos do pedágio de Campo Bom, era uma demanda antiga da comunidade da região, pois diversos acidentes ocorriam no local. O investimento na obra foi de R$ 865 mil.

- Ampliação do pedágio de Venâncio Aires
Em meados de 2014, a empresa ampliou o número de cabines de atendimento no pedágio de Venâncio Aires. Com a reforma, a praça passou a ter seis pistas: duas com pagamento eletrônico (via sensor), duas com pagamento misto (dinheiro e sensor) e duas com pagamento em dinheiro. O custo total da obra foi de R$ 200 mil.

- Acesso ao campus da UFFS em Erechim
Durante o segundo semestre deste ano, a EGR construiu um trevo de acesso ao campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em Erechim. A rótula, que é do tipo cheia, tem alargamento de pista e separação do tráfego para motoristas que entram e saem da interseção. O valor total da obra, que está em fase de conclusão, foi de R$ 962 mil, custeados com a arrecadação do pedágio de Coxilha, na ERS-135.

- Ampliação de rodovia na saída em Estrela
A EGR recuperou o asfalto e ampliou a capacidade de um trecho da RSC-453 na saída de Estrela em direção a Teutônia. O trecho está compreendido entre a rua João Lino Braun e a BR-386, tendo 459 metros de extensão. O custo total das obras, pago com a verba do pedágio de Boa Vista do Sul, foi de R$ 260 mil.

- Construção de trevo em Westfália
No segundo semestre deste ano, a empresa construiu um trevo de acesso ao município de Westfália, no quilômetro 59 da RSC-453. O acesso é uma rótula do tipo cheia, com separação do tráfego para veículos que entram ou saem de Westfália e os veículos que seguem pela RSC-453. A obra, que está em fase de conclusão, tem um custo de R$ 650 mil. Os recursos vieram do pedágio de Boa Vista do Sul.

- Construção de acesso a Novo Cabrais
A EGR também está construindo desde outubro de 2014 um acesso à cidade de Novo Cabrais, no quilômetro 148 da RSC-287. O acesso, que é uma rótula do tipo cheia, custará R$ 779 mil. Esse valor será pago com o dinheiro arrecadado no pedágio de candelária.

- Assinatura de convênios com os bombeiros voluntários
Durante o ano de 2014, a EGR assinou convênios com os bombeiros voluntários de diversas localidades do Estado. Pelos convênios, que duram 2 anos, cada corporação recebe um total de R$ 360 mil. A empresa firmou convênios com os bombeiros voluntários de Antônio Prado, Candelária, Bom Princípio, Garibaldi, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula, São Sebastião do Caí, São Vendelino e Teutônia.

- Acompanhamento em tempo real dos números do tráfego nos pedágios
Em setembro de 2014, a EGR lançou uma página no seu site para acompanhamento dos números do tráfego em 12 praças de pedágio da empresa. A página mostra o fluxo de veículos por minuto em ambos os sentidos do pedágio, além de apontar a rodovia e a localização das praças em um mapa. As tarifas de cada um dos pedágios também são informadas. Os pedágios de Boa Vista do Sul, Candelária, Coxilha, Cruzeiro do Sul, Encantado, Flores da Cunha, Gramado, Santo Antônio da Patrulha, São Francisco de Paula, Três Coroas, Venâncio Aires e Viamão estão incluídos na página.

Participação dos Corepes
Algumas obras da EGR são decididas em conjunto com os Conselhos Comunitários das Regiões das Rodovias Pedagiadas. Os Corepes são os órgãos responsáveis por apontar as prioridades das regiões onde estão localizados os pedágios administrados pela empresa. Há um Corepe para cada praça de pedágio administrada pela EGR, e alguns Corepes são responsáveis por mais de uma praça.

As reuniões dos Corepes servem para que as demandas das comunidades que estão diretamente ligadas às rodovias da EGR sejam apresentadas e também para que as prioridades de cada comunidade sejam escolhidas. Cada Corepe é composto por 32 representantes da sociedade civil e do poder público. Nos conselhos, estão representados os moradores das regiões, os maiores sindicatos, os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), além da indústria e do comércio. Os prefeitos e vereadores dos municípios por onde passam as rodovias também têm voz, assim como o governo do Estado e a própria EGR.

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