Veranópolis entrou no ranking das dez cidades gaúchas com melhor Índice de Desenvolvimento Econômico (Idese). Divulgado recentemente pela FEE (Fundação de Economia e Estatística), o levantamento mostra que o município passou do 21º para o 8° lugar, com melhoria nos indicadores de saúde, educação e renda no período 2011/2012. A cidade também figura na terceira posição entre os municípios com população entre 20 mil e 100 mil habitantes. Na área da saúde, Veranópolis conquistou também a 3ª colocação geral, entre todos os municípios do Rio Grande do Sul.
O Idese mede o nível de desenvolvimento dos municípios gaúchos. O objetivo é avaliar e acompanhar a evolução dos indicadores socioeconômicos e, assim, fornecer informações para o desenvolvimento de políticas públicas específicas para as necessidades de cada comunidade.
Saúde
Após análise de aspectos da saúde materno-infantil, condições gerais da área e longevidade, Veranópolis ficou em 3º lugar nesse quesito. Implantadas em 2011, as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) foram um diferencial nos parâmetros que alavancaram a posição do município no Idese.
A partir da atual gestão, o quadro clínico dos postos de saúde e das unidades de ESF da cidade foi ampliado, contando com a inserção de médicos do Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab) e do Mais Médicos. Além disso, a Prefeitura Municipal realizou concurso para contratar quatro equipes de Estratégias de Saúde da Família e servidores para o Posto Central.
“Saúde é prioridade para Veranópolis. Temos trabalhado com planejamento para prestar serviços de qualidade aos veranenses”, assegura o prefeito Carlos Alberto Spanhol, lembrando que, em dezembro, o município zerou a fila de espera por cirurgias vasculares, ortopédicas e gerais. “Graças ao empenho conjunto da Prefeitura Municipal, do Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi e do corpo clínico da instituição, alcançamos essa meta”, avalia.
Em 2015, uma nova unidade de Estratégia Saúde da Família será inaugurada no Bairro Universal.
Educação
Conquistando a 5ª colocação em educação, Veranópolis foi avaliada por indicadores que levaram em consideração os números de matrícula e de escolarização, bem como a qualidade do ensino fundamental. O município zerou o índice de analfabetismo da população, melhorando seu desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Spanhol aponta que 2.734 alunos estão matriculados nas escolas municipais. “Neste ano, a carga horária será ampliada nas creches. Também entrará em vigor a implantação do turno integral”, destaca.
As escolas municipais Irmã Joana Aimé, Senador Alberto Pasqualini, Irmão Jerônimo e Irmão Artur Francisco receberão, no total, cerca de 100 novos alunos em 2015, que ingressão no Jardim. Além disso, as escolas municipais de ensino fundamental terão até 25 novos alunos na pré-escola, totalizando 200 estudantes de turno integral.
Renda
Com a análise de apropriação e geração de renda, Veranópolis posicionou-se em 7º lugar. O prefeito credita o resultado positivo à força da indústria da cidade e à visão empreendedora do empresariado local. “São números que atestam a qualidade de empregos no município e a capacidade de trabalho de nossa população”, ressalta.