Com a designação da diretoria interina do Detran/RS, a expedição de documentos de habilitação e de veículos volta à normalidade. A nomeação do diretor técnico, Ildo Mário Szinvelki, para a direção-geral foi anunciada nesta quinta-feira (08), em entrevista coletiva, no gabinete do secretário de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos, Eduardo Olivera. Será publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (09).
Desde 1° de janeiro, com a troca da gestão, os documentos não puderam ser emitidos por uma exigência legal, que prevê a assinatura da autoridade de trânsito competente. Com a designação do novo quadro de diretores interinos da Autarquia, que inclui ainda os servidores do quadro Carla Badaraco e Fabiano Manfio, as rotinas operacionais referentes à documentação foram regularizadas junto às empresas responsáveis pelo processamento e impressão.
Foi realizada uma reunião com as empresas envolvidas na geração, expedição, impressão e entrega dos documentos para tratar do caso. As empresas trabalharão em regime de plantão, inclusive no final de semana, para normalizar a distribuição dos documentos até o final da semana que vem.
O secretário enfatizou a indicação de um servidor de carreira para a função e o compromisso em normalizar a situação o mais rápido possível, evitando prejuízo para a sociedade gaúcha. Szinvelski é apontado como um dos servidores mais qualificados para dirigir a Autarquia nessa transição, pela competência técnica adquirida em 35 anos de carreira pública vinculada ao setor de trânsito.
DOCUMENTOS
O Detran/RS emite uma média diária de aproximadamente 5 mil documentos de habilitação e 22 mil documentos de veículos, entre CRVs (Certificado de Registro de Veículo) e CRLVs (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos). Nem todos esses tiveram atraso, conforme explicou o diretor do Detran/RS. O prazo para entrega da CNH é de cinco dias úteis. Portanto, tecnicamente, ainda não há atraso. No caso dos documentos de veículos, a grande maioria é referente à antecipação do IPVA, quando o documento de licenciamento de 2014 ainda é valido.
DOCUMENTO PROVISÓRIO
Para segunda via de documento ou primeiro emplacamento, caso o proprietário tenha urgência em trafegar, é possível solicitar um documento provisório (DCPPO) em qualquer Centro de Registro de Veículos Automotores. O documento provisório tem validade de 15 dias, somente no Rio Grande do Sul.
Nomeação de diretoria interina normaliza emissão de documentos pelo Detran
· 1 min de leitura