Um mutirão será feito no Rio Grande do Sul para que a emissão de Carteiras de Habilitação seja colocada em dia até a próxima semana. A informação foi dada pelo diretor-geral interino do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RS), Ildo Mário Szinvelski. Vários órgãos, como a Procergs, gráficas e até Correios estarão nesse esforço concentrado para garantir a emissão e entrega de CNHs, que deixaram de ser feitas desde o dia 1o deste mês porque o Detran estava sem dirigente para “assinar” ou chancelar essas carteiras. Em média, cinco mil CNHs são emitidas todos os dias pelo Detran para motoristas gaúchos.
Em geral, o prazo desde que o condutor procura um Centro de Formação (CFC) até ter em mãos a Carteira de Habilitação não passa de cinco dias em períodos normais. “Mas aqui no Estado quase sempre em três dias”, assegura Szinvelski. Com a nomeação do diretor-geral, a previsão é que a situação seja normalizada. “Temos que compreender que há uma troca de governo e é natural”, falou sobre a situação.
O sindicato que reúne os Centros de Formação de Condutores do Estado informou ontem que não chegou a haver problemas para os CFCs. Ontem o Detran esteve reunido com funcionários desses outros órgãos para pedir agilidade. Houve solicitação também à Empresa de Correios para que dê agilidade à entrega.
Szinvelski assume essa área para dar andamento ao trabalho até que o governador do Estado, José Ivo Sartori, faça a nomeação do novo presidente – há vários cargos do segundo escalão com comandos indefinidos. Desde o dia 1o deste mês o Detran estava sem presidente.
A formalização de Szinvelski no cargo deve se dar hoje com a publicação no Diário Oficial do Estado. Ele é um técnico na área e ontem, ao lado do secretário de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos, Eduardo Oliveira, explicou como será a retomada da confecção das CNHs e de outros documentos expedidos pelo Detran.
Como é feita
A emissão de uma CNH é feita depois que os dados do motorista são lançados no sistema do Detran e após a aprovação do condutor no exame de direção. Uma gráfica homologada pelo Estado, a Valid, faz a impressão, mas para isso é preciso haver a chancela do diretor-geral do Detran, que, então, valida esse processo.
A CNH ainda pode ser usada até 30 dias após o vencimento. Antes da data de vencimento, porém, a Secretaria envia correspondência ao condutor para lembrá-lo de fazer a renovação. Já a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e do Certificado de Registro de Veículo (CRV) fica a cargo da Corag (gráfica do Estado). Ela faz essas documentações e as chancela, e os Correios entregam.