As três equipes de fiscalização do Detran-RS que hoje atuam exclusivamente nas blitze da Balada Segura passarão a fazer também o controle de transportes de passageiros e escolar, entre outras ações de trânsito. As novas diretrizes foram discutidas em reunião técnica da Divisão de Fiscalização de Trânsito da autarquia.
Além de aumentar a abrangência das ações, a meta do Detran-RS para 2015 é dobrar o número de abordagens, que somaram 12 mil veículos em 2014. O tenente-coronel Marcelo Dornelles dos Santos, assessor da Diretoria Institucional, considera a Balada Segura um projeto bem-sucedido, que tem contribuído muito para a mudança de cultura. Mas ressalta que o Detran não pode se limitar às questões de alcoolemia e deve se voltar também às demais situações de trânsito que mereçam tratamento técnico.
Para embasar as atividades de fiscalização, serão utilizados dados estatísticos. "Onde tivermos aumento de indicadores de violência no trânsito, o Detran estará presente para tomar uma medida saneadora", declarou Dornelles. Ela destaca também a importância de ações educativas e preventivas em ocasiões sazonais e em grandes eventos.
Reunião - O diretor-geral interino, Ildo Mário Szinvelski, abriu a reunião lembrando que a manutenção da fiscalização do Detran é inesgotável e que deve ser observado o caráter educativo que sempre norteou o trabalho dos técnicos.
Os projetos para a Divisão de Fiscalização incluem também o aumento das equipes, adoção de uniformes e aquisição de veículos, entre outras medidas que devem ser colocadas em prática após o período de 180 dias determinados pelo decreto do governador.
Fiscalização de trânsito do Detran será ampliada
· 1 min de leitura