A Nexteer Automotive agregará uma nova linha de produtos a sua fábrica de sistemas de direção em Porto Alegre. Com investimentos de R$ 57 milhões em equipamentos e novas tecnologias, a unidade passará a montar colunas de direção elétrica para automóveis de passeio. A previsão de operação é no primeiro semestre de 2016, com geração de aproximadamente 100 empregos diretos.
Assinaram o protocolo de intenções o governador José Ivo Sartori, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, e, por parte da empresa, os diretores Jeferson Félix de Oliveira e Eduardo Lohmann. Participaram ainda o vice-presidente sênior global da Nexteer, Rafal Wyszomirski, e o diretor das operações brasileiras, Jean Fernandes. O prefeito em exercício da Capital, Sebastião Melo, assinou o protocolo como testemunha. No ato também estava presente o deputado federal eleito José Fogaça (PMDB), ex-prefeito de Porto Alegre.
"Sabemos das nossas responsabilidades e do desafio para darmos um passo adiante e ver a empresa avançar. A expansão será importante tanto para Porto Alegre quanto para a economia do Rio Grande do Sul", afirmou o governador, ao ressaltar que as dificuldades financeiras vividas pelo Estado tem de ser superadas com desenvolvimento econômico. O governador reiterou ainda que o Estado fará sua parte e vai vencer todas as etapas dos processos de licenciamento para que a expansão se torne realidade no próximo ano. "Só existe uma maneira de o Estado voltar a crescer, atraindo empresas tanto de origem nacional quanto internacional", assinalou.
Com o início da nova operação, a planta passará a fornecer avançados sistemas de direção elétrica para uma grande montadora e triplicará seu faturamento no Rio Grande do Sul. “Apoiamos integralmente o projeto que fortalece o setor de autopeças no Estado no contexto do programa Inovar-Auto, que exige das montadoras eficiência energética”, destacou Fábio Branco, lembrando que a direção hidráulica reduz em torno de 3% a 4% o consumo de combustível.
O vice-presidente da Nexteer, Rafal Wyszomirski, ressaltou o crescimento das operações brasileiras e o apoio do Governo do Estado. “Estamos entusiasmados com o crescimento do nosso negócio no Brasil nos próximos anos. Investiremos em torno de R$ 57 milhões na fabricação de avançados sistemas de direção elétrica que serão utilizados em múltiplos veículos a serem lançados no mercado por uma das principais montadoras instaladas no Brasil. Tão importante quanto isso é o aumento da nossa força de trabalho em 100 funcionários. Também gostaria de agradecer ao Governo do Estado por criar um ambiente competitivo de negócios no Rio Grande do Sul que facilitaram nossa decisão de expandir aqui”.
Para viabilizar o investimento, a empresa solicitou o apoio do Governo do Estado, via Sala do Investidor, para ter acesso aos programas Fundopem, Integrar e Pró-Inovação, além de acesso a fontes de financiamento local.
A nova linha irá aumentar o portfólio da fábrica de Porto Alegre, que hoje fornece bombas de direção hidráulica, semieixos e direção elétrica para fabricantes como AGCO, Fiat, Ford, GM, John Deere e PSA.
Sobre a Nexteer
A Nexteer Automotive é uma empresa global totalmente dedicada ao fornecimento de sistemas de direção elétricos e hidráulicos, colunas de direção e sistemas de transmissão homocinéticas para os fabricantes de equipamento original. A empresa tem ações negociadas na Bolsa de Valores de Hong Kong. Seus mais de 10 mil funcionários atendem mais de 50 clientes em todo o mundo. A Nexteer tem 20 fábricas, cinco centros de engenharia regionais e 10 centros de apoio a clientes todos localizados estrategicamente nas Américas do Norte e Sul, Europa e Ásia. Dentre os clientes globais da Nexteer Automotive estão incluídos BMW, Fiat-Chrysler, Ford, General Motors, Toyota, e PSA Peugeot Citroen, assim como outros fabricantes na Índia, na China e na América do Sul. Para mais informações, consulte www.nexteer.com.