Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas abre atividades

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Conselho de Segurança da comunidade Lomba do Pinheiro assistiu, na manhã desta quarta-feira (4), à primeira reunião mensal do ano com o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, da Secretaria de Segurança Pública (NETP/RS). O setor é responsável pelas atividades do Programa Estadual de Segurança Pública com Cidadania, o Proesci.  

A coordenadora do NETP/RS, inspetora Alessandra Spalding, falou sobre o trabalho desenvolvido pelo núcleo ao conselho do bairro - os conselhos são formados por policiais militares, delegados de polícia e líderes comunitários -, e entregou materiais informativos sobre a prevenção ao tráfico de pessoas. 
O coração azul impresso nos adesivos distribuídos junto aos folhetos informativos representa a tristeza das vítimas deste tipo de crime. As ações do NETP/RS fazem parte da política nacional de enfrentamento ao tráfico de pessoas, criado a partir do decreto nº 5.948, de 26 de outubro de 2006. E tem a coordenação da Secretaria Nacional de Justiça, ligada ao Ministério da Justiça. 

Um dos membros do conselho da Lomba do Pinheiro, Vosmar Nascimento Viana afirma que o trabalho tem trazido resultados positivos. "Entre as atividades foram confeccionados documentos de jovens e adolescentes, palestras trouxeram informações às mulheres. É uma conquista muito grande ter o estado dentro da comunidade ouvindo nossas necessidades”, ressaltou Viana. 

 No domingo, das 10h às 14h, o NETP/RS vai estar junto com o Departamento de Direitos Humanos da SSP/RS, no Parque Farroupilha (Redenção), para uma ação voltada ao Dia Internacional da Mulher. 

 

Gostou? Compartilhe